x

IR 2024

Confira cuidados ao contratar empréstimo que antecipa restituição do IR 2024

Contribuinte deve avaliar os juros antes de fechar o contrato, já que se trata de uma dívida.

22/03/2024 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IR 2024: bancos oferecem empréstimo para antecipar restituição

Confira cuidados ao contratar empréstimo que antecipa restituição do IR 2024

Na possibilidade de antecipar a restituição do Imposto de Renda 2024, quatro dos principais bancos do país estão oferecendo uma linha de empréstimo.

A oferta desse empréstimo começou antes mesmo do início do prazo de envio das declarações, no dia 15 de março. Vale lembrar que o contribuinte deve entregar os documentos ao fisco até 31 de maio.

A Folha de S. Paulo procurou os bancos e o Banco do Brasil, Bradesco e Santander prometeram um empréstimo de até 100% do valor previsto de restituição, enquanto a Caixa Econômica Federal, disponibiliza até 75% da quantia.

A declaração do IR ainda pode cair na malha fina, levando a Receita a reter o pagamento da restituição até que seja resolvida a pendência e, por isso, é indicado que o contribuinte tenha certeza que sua declaração foi aceita antes de solicitar o empréstimo.

Diante disso, o alerta deve ser algo bem fundamentado, já que o contribuinte estará contraindo uma dívida ao solicitar a antecipação da restituição do Imposto de Renda.

Além disso, o contribuinte, antes de contratar esse empréstimo, deve fazer uma pesquisa nos bancos, visualizando as taxas de juros cobradas por cada um.

É importante ainda destacar que os bancos que disponibilizam a antecipação da restituição do IR exigem que o contribuinte tenha a declaração em mãos ao fazer o pedido e indique a instituição financeira como o local de destino do valor pago pela autarquia.

Por outro lado, o ponto positivo é que o contribuinte não faz um pagamento mensal para o banco, acontecendo uma única vez, normalmente na data que a restituição é paga.

Com informações da Folha de S. Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.