x

MPEs

MPEs: Ministério do Empreendedorismo pode adotar extinção das retenções de tributos federais na prestação de serviços

Confira na matéria quais benefícios foram abordados para melhor no cenário das MPEs.

22/03/2024 17:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Retenções de tributos federais na prestação de serviços poderão ser extintos de MPEs

MPEs: Ministério do Empreendedorismo pode adotar extinção das retenções de tributos federais na prestação de serviços Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Nesta quinta-feira (21), em Brasília, o ministro do empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, o presidente do Sindicato das Empresas Serviços Contábeis (SESCON), Carlos Alberto Baptistão, o vice-presidente Administrativo, Benedicto Davi Filho e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), João Carlos Castilho Garcia, estiveram em uma audiência com o Secretário das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs), Maurício Juvenal.

Na ocasião, os líderes sociais levaram ao secretário e sua equipe várias ações refletindo as preocupações e necessidades do setor das micro e pequenas empresas no Brasil.

Como argumento para essas ações, Baptistão destacou a relevância das mudanças tendo em vista a simplificação e a justiça tributária para esse setor que mais emprega trabalhadores no Brasil.

Diante das demandas apontadas pelo líderes sociais, três delas foram mais receptivas, confira:

  1. Extinção das retenções de tributos federais na prestação de serviços;
  2. Estabelecimento da não exclusão das empresas do Simples Nacional devido à débitos, considerando que outras opções tributárias não impõem essa penalidade;
  3. Necessidade de ajuste do Código Tributário Nacional (CTN) para garantir que a certidão dos contribuintes seja negativa quando os impostos estão em dia, evitando equívocos que prejudicam as empresas.

Diante do compromisso do Secretário e sua equipe com essas três ações, os líderes empresariais saíram otimistas, vendo nas medidas adotadas um sinal positivo do Ministério do Empreendedorismo em melhorar o cenário das MPEs.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.