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Vendas na Páscoa devem subir 15% em 2024; veja como se preparar

Empresas devem desenvolver estratégia de produtos, preparar estoque e entregas para a Páscoa.

25/03/2024 16:00

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PMEs: 5 estratégias para aumentar as vendas na Páscoa

Vendas na Páscoa devem subir 15% em 2024; veja como se preparar

Durante o período da Páscoa, é comum observar um aumento significativo nas vendas nos estabelecimentos de supermercados e no comércio de alimentos, impulsionado pela crescente demanda por itens característicos dessa época, como ovos de chocolate, peixes, frutos do mar, entre outros.

Após enfrentar uma queda nas vendas durante os anos de pandemia, as perspectivas para o ano de 2024 são bastante promissoras para o setor de distribuição por atacado.

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), espera-se um crescimento de aproximadamente 15% no consumo durante esse período em comparação com 2023.

Além disso, o preço dos ovos de chocolate, que são os produtos mais demandados nessa época, teve um aumento de 20%. Isso, somado ao crescimento das vendas sazonais, contribui para uma maior receita no setor de atacado este ano.

A análise também sugere que 85% dos supermercadistas acreditam que as vendas permanecerão estáveis este ano, seguindo a tendência de aumento do consumo sazonal durante o período festivo nos próximos meses.

Entretanto, apesar do cenário bastante favorável para aumentar os lucros dos distribuidores, é crucial compreender que as vendas sazonais exigem uma estratégia e planejamento cuidadosos por parte das empresas.

O CEO do Grupo Máxima, Rafael Martins, pontuou dicas essenciais para que os atacadistas possam superar os desafios das vendas sazonais. Confira.

Prepare sua logística

O aumento de vendas em épocas festivas é um desafio na logística, pois as demandas aumentam e, com isso, se torna necessário ampliar o estoque e alinhar as expectativas relacionadas às datas de entrega, criando a necessidade de um monitoramento mais eficaz. 

Na Páscoa ainda existe um outro agravante: o manejo de produtos perecíveis, como ovos de chocolate, que podem derreter e, ou, quebrar. Além disso, alimentos como o peixe precisam de transporte especial para não sofrerem avarias ou estragarem.

Por isso, é essencial fazer um bom gerenciamento do estoque, monitorando a qualidade das mercadorias em tempo real. 

Uma boa estratégia é contar com um WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém), tecnologia que permite um controle preciso do estoque, além de aumentar a eficiência operacional, reduzindo erros humanos, como falhas na contagem de produtos.

Otimize as entregas

Esse é um ponto fundamental durante as vendas na Páscoa, uma vez que todas as mercadorias devem chegar aos destinos dentro de um prazo definido. 

Por isso, é essencial alinhar com a equipe de motoristas todas as entregas necessárias, inclusive considerando a possibilidade de ampliar o quadro de colaboradores temporariamente, se necessário. 

Outra estratégia para otimizar as entregas é adotar aplicativos de rastreamento e de otimização das rotas planejadas. Essas ferramentas proporcionam maior eficiência e agilidade no processo de entrega, além de oferecerem recursos de monitoramento em tempo real e acompanhamento dos status de entrega.

Invista no e-commerce

O crescimento do e-commerce B2B já está se consolidando como tendência no Brasil. Prova disso é que, até 2025, 80% das interações de vendas B2B acontecerão por meio de canais digitais, segundo projeção do Gartner.

Isso indica que, para acompanhar as mudanças de mercado, é estratégico para os atacadistas investir em plataformas de vendas on-line, que proporcionam presença da empresa além das fronteiras geográficas, resultando em um aumento da produtividade e da agilidade da equipe, além de ser um aliado para lidar com o aumento da demanda durante períodos sazonais. 

Outro ponto fundamental, é que o e-commerce ajuda o vendedor a priorizar as contas e, ainda assim, atender a carteira de clientes, mesmo que virtualmente.

Neste caso, a plataforma digital apoia com o histórico de vendas dos produtos e ajuda a conhecer os padrões de comportamento do público-alvo. Ou seja, analisar o desempenho de ações passadas pode auxiliar na tomada de decisões futuras.

Desenvolva um mix especial de produtos 

Ao criar um mix diversificado e focado na data, as empresas podem atender às necessidades e preferências de determinados perfis de consumidores. 

Ainda é possível combinar um mix de produtos estratégico com uma análise inteligente dos dados de vendas e do comportamento do consumidor, para ampliar as oportunidades de vendas no e-commerce e com os representantes comerciais em campo. 

Ao compreender as demandas dos seus clientes, você consegue indicar um mix de produtos ideal para cada empresa que atende.

Não se esqueça do PDV

Grande parte do público-alvo da Páscoa são crianças e seus responsáveis. Por isso, uma oportunidade de vender mais é organizar um Ponto de Venda (PDV) diferenciado, com ações que chamem a atenção e despertem o interesse dos consumidores. 

Diversas marcas trabalham com estratégias de organização do PDV e uma reposição mais veloz para não haver ruptura dos principais itens na ponta.

Para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas por eventos sazonais, como a Páscoa de 2024, é essencial incorporar as melhores práticas tecnológicas e de gestão nas operações da cadeia de abastecimento.

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