x

Dívidas receita

Prazo para autorregularização de dívidas com a Receita Federal termina nesta segunda-feira (1º)

Contribuintes têm até hoje para participar do programa de Autorregularização Incentivada de Tributos e evitar penalidades fiscais.

01/04/2024 11:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Prazo para autorregularização de dívidas com a Receita encerra hoje (1º)

Prazo para autorregularização de dívidas com a Receita Federal termina nesta segunda-feira (1º)

O prazo para que contribuintes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, regularizem suas pendências com a Receita Federal está chegando ao fim, marcado para esta segunda-feira (1º). 

Este prazo representa uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam quitar seus débitos tributários de forma facilitada e sem encargos adicionais, através do programa de Autorregularização Incentivada de Tributos.

Detalhes do programa de autorregularização

  • Benefícios do Programa: permite o pagamento de débitos tributários sem a incidência de multas e juros, proporcionando uma oportunidade única para regularização financeira.
  • Modalidades de Pagamento: os contribuintes têm a opção de efetuar o pagamento de forma parcelada ou integral, de acordo com as suas possibilidades financeiras, conforme estabelecido pela Receita Federal.
  • Restrições para Micro e Pequenas Empresas: é importante destacar que micro e pequenas empresas não estão incluídas neste programa, sendo restrito apenas a determinadas categorias de contribuintes.
  • Exclusões do Programa: algumas categorias de débitos não são contempladas pelo programa, tais como débitos declarados ou constituídos até 30 de novembro de 2023, débitos com vencimento após esta data e débitos apurados na sistemática do MEI ou do Simples Nacional.

Processo de participação

Para aderir ao programa, os contribuintes devem acessar o Portal e-CAC e seguir os seguintes passos:

  1. Acesse a aba de Legislação de Processos;
  2. Realize o pedido via "Requerimentos Web";
  3. Preencha os dados solicitados no formulário disponibilizado;
  4. Clique em gerar PDF e anexe o documento ao requerimento;

A regularização de débitos fiscais é uma etapa fundamental para garantir a conformidade tributária e evitar possíveis sanções por parte da Receita Federal. Portanto, é essencial que os contribuintes aproveitem esta oportunidade para regularizar sua situação fiscal dentro do prazo estabelecido.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.