x

AUDITOR-FISCAL

Ao menos 246 auditores-fiscais entregam cargos por falta de negociação salarial

48% dos profissionais ocupam cargos de confiança no setor da agricultura.

02/04/2024 12:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Auditor-fiscal: 246 profissionais entregam cargos por falta de reajuste

Ao menos 246 auditores-fiscais entregam cargos por falta de negociação salarial Foto: Roque de Sá/Agência Senado

De acordo com informações do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), ao menos 246 auditores-fiscais agropecuários entregaram seus cargos de confiança no Ministério da Agricultura.

Desses profissionais, 48% ocupavam cargos mais altos, segundo a categoria.

A entrega de quase 50% dos cargos aconteceu em menos de uma semana, entre 27 de março a 1º de abril deste ano.

A decisão dos auditores-fiscais em deixarem seus cargos ocorreu em manifestação à falta de reajuste e mudanças no plano de carreira. Vale destacar que a categoria está em mobilização desde janeiro de 2024.

Na última semana, a Anffa adiantou a possibilidade dos profissionais entregarem seus postos, mas a movimentação ocorreu depois da publicação de uma portaria que diminuía o prazo para que certificados internacionais de exportação de origem animal fossem emitidos, passando de cinco para dois dias.

Conforme o entendimento do sindicato, apressar a emissão dos certificados pode causar um “colapso” no sistema de análise e, por esse motivo, a Anffa Sindical quer entrar na Justiça contra os novos prazos estabelecidos.

A categoria, diante desse cenário, pede:

  • Reivindicações: os auditores-fiscais pressionam o governo federal para que apresente uma proposta de reestruturação da carreira, solicitando que a discrepância entre as condições trabalhistas do auditores da Receita Federal e do Trabalho, se comparada com os agropecuários, deixe de existir;
  • Consequências: no período, os auditores deixaram de cumprir horas extras não remuneradas, passando a cumprir estritamente suas jornadas oficiais de trabalho e respeitando os prazos previstos para a entrega de documentação, segundo a Anffa Sindical.

Auditor-fiscal federal agropecuário

Os auditores-fiscais federais agropecuários são responsáveis pela fiscalização direta de produtos agropecuários, nacionais e importadores.

Além disso, os Affas constroem e contribuem para a evolução da sanidade alimentar, fornecendo um alimento seguro ao consumidor e no desenvolvimento do agronegócio, focando na saúde pública, animal e no desenvolvimento nacional.

Para trabalhar na área, os profissionais devem ter formação em medicina-veterinária, ou zootecnia, entre outras categorias.

Com informações do Poder360

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.