Já é muito difícil encontrar empresas que não apostam em sistemas e ferramentas de Customer Relationship Management, mais conhecido pela sigla CRM, não importa o tamanho do negócio, afinal cuidar do relacionamento com o cliente é parte essencial das companhias.
O que muitas empresas ainda não fazem é a integração e implementação de Inteligência Artificial (IA) em estratégias de vendas e ferramentas de CRM, que podem representar uma revolução na maneira como as empresas interagem com seus clientes e tomam decisões sobre estoques, marketing e alternativas de crescimento.
Segundo o empresário e especialista em tecnologia e marketing, Renato Torres, a IA pode prever comportamentos de compra, personalizar a comunicação em massa e otimizar as jornadas de compra para melhorar a experiência e ampliar as vendas.
“Uma das possibilidades da IA, quando aplicada nesta área, é analisar grandes volumes de dados relacionados ao comportamento dos clientes. Com isso, empresas podem personalizar a experiência de compra e recomendar produtos e serviços”, explica.
No caso de CRM, o especialista afirma que, quando os sistemas são alimentados por IA, eles podem oferecer insights comportamentais, ajudando a aprimorar a gestão dos relacionamentos e identificando oportunidades. “É possível, inclusive, realizar a análise de feedbacks para entender o que os clientes estão sentindo e melhorar a estratégia utilizada”.
De acordo ainda com o especialista, a integração de IA nas estratégias de vendas pode ser revolucionária se for bem aplicada. “A empresa precisa entender exatamente os objetivos do uso e os dados precisam ter qualidade. Neste contexto, a ferramenta pode ajudar a prever tendências de vendas futuras e ajudar na tomada de decisões mais assertivas”, avalia.
Ele também menciona a automatização de tarefas e a otimização de preços como pontos importantes do uso de IA nas vendas. “Através da análise de dados do mercado, concorrência e demanda, é possível definir preços mais competitivos e, consequentemente, vender mais”, acredita.
Torres ainda comenta que as empresas também podem considerar que a IA pode ser usada para qualificar leads de qualidade, filtrando-os com base em critérios pré determinados, por exemplo. “É possível fazer bom uso da ferramenta, utilizando-a para identificar leads com maior possibilidade de conversão, aqueles nos quais vale a pena investir mais esforços”, finaliza.
Com informações Renato Torres e agência Carolina Lara