x

ENTENDA

Empregada será indenizada após cair em malha fina por culpa de empresa que não entregou a declaração de seu IRRF à RFB

O TST considerou ter havido ofensa à dignidade da trabalhadora ao ter seu nome incluído na malha fina.

15/04/2024 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Trabalhadora será indenizada por cair na malha fina por culpa de empregador

Empregada será indenizada após cair em malha fina por culpa de empresa que não entregou a declaração de seu IRRF à RFB

A 8ª turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que uma promotora de vendas será indenizada por ter caído na malha fina por culpa da empresa onde trabalhava não ter entregue a declaração de seu Imposto de Renda retido na fonte à Receita Federal. 

O TST considerou ter havido ofensa à dignidade da trabalhadora ao ter seu nome incluído na malha fina.

Na reclamação trabalhista, a empregada disse que a conduta da empresa de não informar o imposto retido gerou inconsistências em sua declaração anual. Além de sua restituição ter ficado retida, ela caiu na malha fina e não pôde realizar nenhum negócio que dependesse do documento. A seu ver, tratou-se de ato ilícito que deveria ser punido, por ter causado danos à sua honra e à sua imagem. 

O juízo da 2ª Vara do Trabalho de Taboão da Serra/SP condenou a empresa a pagar indenização de R$ 3 mil, mas a sentença foi reformada pelo TRT da 2ª região, que afastou a gravidade do fato. Segundo a decisão, qualquer pessoa pode passar por processo de fiscalização tributária sem que isso implique atingir seus direitos de personalidade. O TRT observou, ainda, que o equívoco da empresa foi prontamente corrigido sem que gerasse maiores desconfortos à empregada. 

No TST, por unanimidade, prevaleceu o voto do ministro Sérgio Pinto Martins, relator, para restabelecer a condenação. Segundo ele, o empregador cometeu ato ilícito por deixar de cumprir corretamente uma obrigação que causou dano à empregada.

"Por omissão da empresa, a trabalhadora foi autuada pela Receita Federal e foi alçada à condição de devedora do Fisco."

Fonte: Migalhas

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.