O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira (15), a criação de um novo auxílio para ajudar as famílias do Rio Grande do Sul que foram desabrigadas ou desalojadas devido às chuvas e enchentes, que deixaram o estado em calamidade pública.
Nomeado de "Auxílio Reconstrução", o benefício deve ser pago uma única vez no valor de R$ 5.100 a 240 mil famílias que tiveram as casas afetadas pelas chuvas. O acerto será feito a um representante de cada família. O objetivo é que o pagamento seja usado para repor equipamentos e outros bens perdidos.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, ainda afirmou que todas as casas afetadas por enchentes e que se enquadrem no Minha Casa, Minha Vida (faixas 1 e 2) serão recuperadas pelo governo.
“O presidente Lula está garantindo que as casas que foram perdidas na enchente, aquelas que se encaixam no perfil Minha Casa, Minha Vida 1 e 2, 100% terão suas casas garantidas pelo governo federal”, afirmou Costa. O número de residências perdidas no estado ainda não foi levantado.
Além do Pix de R$ 5.100 e a recuperação das casas, entre as medidas apresentadas, está a compra assistida de imóveis usados. Segundo o ministro Rui Costa, a ideia é que as pessoas que se encaixam na faixa de renda 1 e 2 do programa possam buscar, desde já, opções de imóveis à venda nas suas cidades, que serão adquiridos a partir de avaliação da Caixa Econômica Federal.
"Aquelas pessoas que estão em abrigo, seja abrigo oficial ou estão abrigadas em casas de familiares, elas já podem procurar na sua cidade um imóvel à venda que o governo federal, através da Caixa, vai comprar a casa e entregar à pessoa", disse o ministro. A estratégia de reposição de casas em áreas rurais será anunciada em outra ocasião pelo governo.