Depois de o Concurso Nacional Unificado (CNU) ser remarcado devido às chuvas do Rio Grande do Sul, outras mudanças foram definidas, dentre elas a mudança na regra de não permitir anotação de respostas pelo candidato e fornecer uma folha de rascunho que poderá ser levada para casa.
Em alguns municípios houve mudança de local de prova, além das cidades do Rio Grande do Sul para garantir que a aplicação ocorra próxima ao endereço do candidato, confirma o coordenador-geral de logística do concurso, Alexandre Retamal.
Com relação a folha de rascunho, o candidato deverá permanecer na sala de provas até 30 minutos antes do horário final da aplicação do exame para levar para casa, do contrário, não poderá sair com o documento.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, Retamal diz que “a regra é a seguinte: nós vamos distribuir de manhã e de tarde esse rascunho. Só podem sair portando esse cartão de resposta na meia hora final. O candidato vai escrever o próprio nome para ter certeza que é dele".
Por outro lado, para a prova da tarde, o candidato não poderá estar com a folha de pegou pela manhã, devendo guardá-la em uma mochila ou no envelope fornecido pelos fiscais.
Segundo o coordenador de logística, não haverá mais adiamento do exame, já que no novo edital foi publicada uma regra que garante a aplicação de provas para um grupo específico se houver alterações que afetem ao menos 0,5% dos inscritos.
"Nós não vamos mais adiar. A gente criou esse modelo de aplicação extraordinária para ter certeza e segurança. Caso aconteça algo que impacte 0,5%, vamos fazer aplicação extraordinária em outro momento", diz.
Um ponto importante a ser destacado é que, a fim de evitar fraudes, serão feitas ações como a coleta de digitais e o exame grafológico dos candidatos, que serão conduzidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Além disso, os candidatos deverão assinar e escrever uma frase nos cartões de resposta garantindo a sua autenticidade.
Será proibida a saída dos candidatos com os cadernos de prova e fazer anotações no verso do cartão de confirmação e todos receberão folhas específicas para anotar suas respostas, podendo ser conferidas posteriormente com o gabarito.
Com informações da Folha de S. Paulo