x

CONTÁBIL

Da papelada ao pixel: como a digitalização dos sistemas do Governo impacta a contabilidade do futuro?

Confira como o papel do contador também passará por transformação à medida que os sistemas se digitalizam.

10/08/2024 09:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como os sistemas digitalizados do governo impactam a contabilidade

Da papelada ao pixel: como a digitalização dos sistemas do Governo impacta a contabilidade do futuro?

A transformação digital tem se feito presente em diferentes setores, inclusive no governamental. Segundo o relatório da McKinsey & Company, a digitalização tem potencial para economizar até US$1 trilhão anualmente em custos administrativos no setor público globalmente. Esse movimento, que abrange desde a implementação de sistemas digitais até a utilização de inteligência artificial, está reconfigurando inclusive a contabilidade, trazendo uma série de benefícios e desafios que redefinirão o futuro da profissão.

No que diz respeito aos sistemas governamentais, a adoção de plataformas digitais e a extinção das entregas em papel trouxeram diversos avanços significativos. “Um dos principais é a maior transparência e controle sobre as operações financeiras, bem como o sistema de fiscalização tributário. O acesso facilitado e em tempo real aos dados permite uma visão mais clara e atualizada das atividades econômicas, simplificando a rastreabilidade das transações. Isso garante que todas as operações sejam registradas corretamente, criando uma trilha de auditoria robusta e clara”, afirma o especialista tributário da Contmatic, Christian Linzmaier de Souza.

Ele afirma ainda que, além da transparência, a digitalização está promovendo uma eficiência sem precedentes nos processos contábeis. A automação de atividades contínuas, como lançamentos e reconciliações, reduz significativamente o tempo gasto em tarefas manuais. “A integração de dados entre sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) e softwares contábeis facilita o fluxo de informações, eliminando redundâncias e minimizando erros humanos. Essa eficiência operacional libera os contadores para se concentrarem em atividades mais estratégicas, como a análise de dados e a consultoria financeira”, completa Souza.

Nesse contexto, surgem inúmeras oportunidades para os profissionais desta área. Com as tarefas rotineiras sendo feitas de forma automática, os contadores podem se dedicar a oferecer serviços diferenciados, como a assessoria fiscal e a gestão estratégica. “A adoção de softwares contábeis também torna possível a oferta de soluções personalizadas para os clientes, agregando valor ao serviço prestado. Além disso, a capacidade de interpretar dados complexos e de fornecer insights acionáveis proporciona um diferencial estratégico”, afirma o especialista.

Dessa forma, para se manterem competitivos, Souza oferece a dica: os contadores precisam desenvolver habilidades em sistemas digitais, entender os processos de automação e estar aptos a resolver problemas de forma eficiente em um ambiente online. As tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA), estão começando a revolucionar o setor, oferecendo novas maneiras de buscar informações, agilizar processos e realizar conciliações, por isso, os profissionais precisam estar preparados para os próximos passos. 

Para os contribuintes, essa digitalização também representa uma mudança significativa no dia a dia. Desde a instituição do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) em 2007, houve uma transição marcante da manutenção de livros físicos para informações digitais. 

Esse processo, apesar de desafiador inicialmente, trouxe benefícios a longo prazo, como a facilidade de acesso a informações e a redução de custos operacionais. No entanto, é fundamental que os contribuintes compreendam essas mudanças de forma efetiva e se adaptem às novas exigências, com o apoio e orientação dos profissionais contábeis.

“Inclusive, a relação entre contribuintes e contadores torna-se ainda mais relevante no contexto da digitalização. O papel desse profissional vai além da execução de tarefas operacionais, pois deve atuar ainda mais fortemente como um consultor, orientando os clientes sobre as obrigações e as regras fiscais atuais. Assim, a comunicação clara e eficaz entre ambos garantirá a sustentabilidade financeira e a conformidade regulatória”, acrescenta Christian.

Levando isso em consideração, a digitalização dos sistemas governamentais não é apenas uma transformação tecnológica, mas uma verdadeira revolução na forma como lidamos com as informações. À medida que nos afastamos da papelada e nos aproximamos cada vez mais do pixel, a capacidade de se adaptar e inovar será a chave para prosperar neste novo cenário. 

Com informações Agência NR7 e Christian Linzmaier de Souza

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.