x

SONEGAÇÃO FISCAL

Receita mira proprietários de Airbnb e prepara medidas para quem recebe aluguel e não declara

Medidas preparadas pela Receita devem ser anunciadas ainda neste segundo semestre.

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fisco aperta cerco para tributar aluguéis não declarados no Airbnb

Receita mira proprietários de Airbnb e prepara medidas para quem recebe aluguel e não declara

Proprietários que oferecem imóveis no setor hoteleiro em plataformas como o Airbnb e Booking.com poderão ser pressionados pelo governo após medidas mais duras contra anfitriões.

Atualmente, essas plataformas de imóveis não reportam a renda recebida do aluguel temporário para a Receita Federal, mesmo que haja a sugestão de que seja feita a declaração e pagamento do Imposto de Renda.

O presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), Orlando de Souza, disse em entrevista para a CNN que o tema foi debatido em reunião com o secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, nesta segunda-feira (5).

Durante a reunião, o Fisco prometeu ao setor anunciar medidas mais duras já no segundo semestre deste ano.

Conforme estimativas do setor de hotelaria, R$ 15 bilhões podem ter sido sonegados nos últimos anos.

A CNN entrou em contato com a Receita, porém, até o final da edição, o órgão não respondeu confirmando as informações.

Sonegação

A sonegação de impostos é uma prática em que se deixa de pagar os tributos devidos por meio de declarações imprecisas, fraudulentas ou informações que não correspondem à realidade.

Por ser uma prática ilegal cometida por empreendedores ou pessoas físicas, as consequências podem ir desde multas até prisão.

Confira abaixo algumas condutas que se enquadram nesse tipo de crime:

  • Omissão ou declaração falsa;
  • Fraudar a fiscalização tributária;
  • Falsificar ou alterar nota fiscal;
  • Emissão de documento falso;
  • Negar fornecimento de nota fiscal.

Com informações da CNN

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies