x

TRABALHISTA

Vai trabalhar nas eleições neste domingo (27)? Veja seus direitos e até quando tirar as folgas obtidas

Entenda como funciona a folga eleitoral prevista ne legislação brasileira.

24/10/2024 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Até quando é possível tirar as folgas recebidas nas eleições?

Vai trabalhar nas eleições neste domingo (27)? Veja seus direitos e até quando tirar as folgas obtidas Tomaz Silva/Agência Brasil

Brasileiros que foram convocados para trabalhar nas eleições de 2024, seja no primeiro, seja no segundo turno, recebem o direito à folga eleitoral, que consiste em dois dias de folga do trabalho para cada dia trabalhado nas eleições.

Este é um benefício garantido e previsto em lei, sem qualquer desconto no salário e não depende da concessão do empregador. Essas folgas não podem ser consideradas faltas e nem atrapalhar na contagem de férias.

O trabalhador pode acordar com seu empregador o dia que será tirado de folga e caso a empresa negue, o empregado pode procurar seus direitos na Justiça do Trabalho.

Para comunicar a folga, basta apresentar a declaração do juiz eleitoral que comprove o trabalho nas eleições, disponível no Portal do Mesário dos Tribunais Regionais Eleitorais após a realização dos dois turnos de votações.

Sobre os prazos para utilização das folgas eleitorais, não há um período previsto para que as folgas sejam usadas ou expirem, mas a Justiça Eleitoral orienta que os convocados tentem tirar as folgas logo após as eleições.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade