Nesta quinta-feira (31), a Receita Federal começa a pagar o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) para os contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram a situação. O lote é formado por 264.602 restituições, que serão destinadas para contribuintes prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 700 milhões.
A restituição será depositada na conta-corrente ou na poupança informada pelo cidadão na declaração e quem optar por receber via Pix tem de informar a chave, desde que seja o seu CPF, do contrário, a opção não é liberada.
Neste lote, R$ 375,5 milhões serão destinados a cidadãos que se encaixam em alguma prioridade, sendo:
- 6.416 idosos acima de 80 anos;
- 46.689 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 5.219 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
- 4.661 cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 126.824 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 11.360 contribuintes prioritários no Rio Grande do Sul, por causa do estado de calamidade provocado pelas chuvas de maio
O restante do valor será para pagar restituições a 53.433 contribuintes que não têm prioridade legal.
Para o contribuinte consultar se está no lote, basta entrar neste link, informar o CPF e a data de nascimento. Também é possível fazer a consulta no aplicativo Meu Imposto de Renda.
É possível também fazer outra checagem de informações sobre a situação fiscal e a restituição por meio do Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC), que exige senha do portal gov.br nível prata ou ouro.
Com informações da Folha de S. Paulo