x

CPC 27

CPC 27 e ativo imobilizado: o que é e qual a sua importância?

Entenda como essa norma auxilia a gestão e o desempenho do seu negócio

04/11/2024 08:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

CPC 27 e ativo imobilizado: o que é e qual a sua importância?

CPC 27 e ativo imobilizado: o que é e qual a sua importância? Foto: Freepik

A contabilidade é fundamental para empresas de todos os tamanhos. Ela fornece uma visão clara sobre a saúde financeira e os bens da organização. Nesse contexto, o CPC 27 tem o papel de regulamentar o tratamento contábil dos ativos imobilizados, como máquinas, imóveis e equipamentos. Mas afinal, você sabe o que é o CPC 27, ativo imobilizado e por que eles são tão importantes?

O CPC 27 é uma norma técnica que define como reconhecer, medir e divulgar ativos imobilizados. Ele orienta empresas no registro e relato desses ativos em seus balanços e assegura demonstrações financeiras mais precisas e transparentes, o que facilita decisões e o cumprimento de obrigações fiscais.

Já os ativos imobilizados são bens tangíveis utilizados na produção, fornecimento de mercadorias ou serviços, ou para fins administrativos. Para ser classificado como tal, o bem deve gerar benefícios econômicos para a empresa por mais de um ano. Eles devem ser inicialmente registrados pelo seu custo de aquisição, que inclui o preço de compra, impostos não recuperáveis e custos necessários para colocar o bem em condições de uso.

Aplicação do CPC 27 e seus benefícios

A aplicação prática do CPC 27 começa com a identificação dos ativos imobilizados e sua mensuração pelo custo inicial. Em seguida, as empresas escolhem o modelo de custo ou o modelo de reavaliação para mensurar esses  ativos.

O primeiro deles mantém o ativo registrado pelo seu custo inicial, menos a depreciação acumulada e eventuais perdas por redução ao valor recuperável. Já o segundo permite que o ativo seja registrado pelo seu valor justo na data da reavaliação, menos depreciação e perdas subsequentes.

Com a aplicação correta, é possível ter uma visão mais precisa da situação patrimonial dos negócios, que ajuda na tomada de decisões estratégicas mais certeiras. Isso aumenta a confiança dos investidores e possibilita otimização fiscal.

Quem pode avaliar minha empresa?

Procurando quem pode avaliar a sua empresa? Fale com a equipe da Ipê Avaliações. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, com economistas, contadores e especialistas em avaliação de ativos, a Ipê Avaliações garante uma análise precisa e confiável dos seus ativos imobilizados. Além disso, a empresa está sempre atualizada com as mais recentes mudanças nas normas contábeis, assegurando que sua avaliação esteja em total conformidade com o CPC 27.

Somente em 2023, foram mais de R$ 43 bilhões de ativos avaliados, mais de 500 empresas e 1.500 imóveis. Além dos relatórios detalhados e do atendimento personalizado, que se adapta às necessidades específicas da sua empresa, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. Com a Ipê Avaliações, você tem a certeza de uma avaliação precisa, confiável e transparente, que vai ajudar a alavancar seu negócio.

Clique aqui e fale com a equipe da Ipê Avaliações agora mesmo!

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.