x

OPERAÇÃO ROLO COMPRESSOR

RFB, PF e Controladoria-Geral da União fazem operação contra esquema de licitação fraudulenta e desvio de recursos públicos

Investigação apontou que funcionários públicos do DNIT teriam recebido valores ilícitos que mantinham contratos com o poder público.

05/11/2024 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Operação desarticula esquema de desvios de recursos públicos no DNIT

RFB, PF e Controladoria-Geral da União fazem operação contra esquema de licitação fraudulenta e desvio de recursos públicos

Nesta terça-feira (5), a Receita Federal, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União deflagraram um esquema de licitação fraudulenta e desvio de recursos públicos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Paraná (DNIT/PR). Nomeada de Operação Rolo Compressor, a ação aponta que, entre 2011 e 2022, funcionários públicos do órgão receberam valores ilícitos de empresas que mantinham contratos com o poder público.

Em tese, ainda foram identificadas fraudes em procedimentos licitatórios, celebração de contratos com graves falhas, inexecução significativamente lesiva ao erário público e práticas de corrupção, principalmente com relação à supervisão e fiscalização das execuções de obras contratadas pelo DNIT/PR.

Diversas ações de lavagem de dinheiro teriam sido praticadas pelos criminosos para acobertar a movimentação dos recursos ilícitos gerados pelas práticas dos crimes antecedentes.

Ao todo, participaram da operação Rolo Compressor 239 policiais federais, 12 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita e servidores da Controladoria-Geral da União, cumprindo 54 mandados de busca e apreensão.

As buscas ocorreram nos Estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo e no Distrito Federal.

A 14ª Vara Federal de Curitiba ainda prevê o sequestro e o bloqueio de bens móveis e imóveis, de veículos de alto valor, além do bloqueio de ativos financeiros dos investigados.

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da Receita Federal

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.