x

JORNADA 6X1

PEC do fim da escala 6x1 supera número mínimo de assinaturas e segue para o Congresso

PEC precisava de 171 assinaturas na Câmara e antes do fim desta quarta-feira (13) já acumulava 206 assinaturas.

14/11/2024 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PEC do fim da escala 6x1 avança para o Congresso

PEC do fim da escala 6x1 supera número mínimo de assinaturas e segue para o Congresso Waldemir Barreto/Agência Senado

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da jornada de 44 horas e acaba com a escala 6x1 alcançou, nesta quarta-feira (13), o número de assinaturas necessárias para ser protocolada na Câmara dos Deputados e agora seguir para o Congresso.

A PEC precisava de pelo menos 171 assinaturas para avançar e antes do fim desta quarta-feira (13) já acumulava mais de 206 apoiadores.

A discussão do fim da escala 6x1 – que impõe 6 dias de trabalho para 1 de descanso – causou tumulto e divergências nas redes sociais, dividindo entre aqueles que apoiam o fim deste tipo de jornada e aqueles que querem sua manutenção.

A PEC ainda propõe estabelecer um modelo de trabalho 4x3, já comum em outros países,  no qual o trabalhador teria três dias de folga, incluindo o fim de semana.

Apesar das assinaturas e a proposta ter o primeiro avanço, o caminho para aprovação e efetivação ainda é bastante longo, devendo passar por Casas como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), colegiado especial, votação em plenário e uma vez concluída a análise na Câmara, o texto seguirá para o Senado. Com a aprovação nas duas Casas, a PEC poderá ser promulgada — ato que torna o texto parte da Constituição — pelo próprio Congresso.

Saiba mais:

MTE afirma que redução da jornada de 6x1 é plenamente possível; PEC propõe trabalho máximo de 36 horas semanais

Fim da jornada 6x1? Entenda os diferentes tipos de escala de trabalho existentes no Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.