Nesta segunda-feira (25), o Ministério da Gestão e da Inovação divulgou as notas de 32.260 candidatos que foram reintegrados ao Concurso Nacional Unificado (CNU), o Enem dos Concursos, após decisão na Justiça. Para acessar as notas, basta acessar o portal do governo federal.
O calendário do certame foi refeito para se adaptar a essa mudança. Lembrando que o grupo havia sido eliminado por não preencherem corretamente os campos de identificação no cartão de respostas.
Veja abaixo um passo a passo para consultas as notas do CNU:
- Acesse o site do governo federal;
- Clique em “Área do Candidato”;
- Vá em “Entrar com gov.br”;
- Informe o CPF e clique em “Continuar”;
- Digite a senha e vá em “Entrar”;
- Selecione “Área do Candidato” e vá para a aba “Resultados e Convocações”.
Na Justiça, o magistrado Adelmar Aires Pimenta da Silva, da 2ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Tocantins, assinou a decisão que reintegrou os candidatos, além de dar um prazo de dez dias para que o governo e a Cesgranrio republicassem os resultados do CNU, incluindo os nomes desses candidatos.
CNU
O Concurso Público Nacional Unificado do governo federal é um modelo de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que pretende empregar milhares de brasileiros no setor público ainda em 2024.
O CNU consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.