O mês de novembro está quase acabando, mas os contribuintes devem ficar atentos, já que alguns tributos municipais ainda devem ser quitados.
Em novembro, vencem a nona parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 e da Taxa de Coleta de Lixo deste ano. Além disso, tem ainda a Taxa de Licença de Funcionamento (TLF) e o Imposto sobre Serviços para Autônomos, para empresas instaladas na capital alagoana que ainda não quitaram os tributos.
Para ter acesso aos boletos, basta acessar a internet e emitir o documento no site da Prefeitura de Maceió. A guia do IPTU e a Taxa de Lixo, para gerar, deve-se informar o número de inscrição imobiliária. Já as da TLF, ISS e Taxa de Vigilância, devem ser emitidas com o número de cadastro selecionando a opção Mobiliário - Empresa Autônomo.
O prazo para pagamentos já está prestes a encerrar e, por isso, os contribuintes com débitos devem correr contra o tempo para não lidarem com as consequências da inadimplência.
Além do acúmulo de multas e juros, a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) reforça que esses atrasos podem levar à inscrição em dívida ativa, gerando cobranças judiciais, a penhora de valores em conta corrente e leilão do imóvel. No caso do IPTU, além da suspensão ou o cancelamento da inscrição fiscal, para as empresas.
Veja abaixo a lista de tributos municipais que vencem em novembro:
- IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano e Taxa de Coleta de Lixo: nona parcela até 29/11. Guias disponíveis aqui.
- TLF - Taxa de Localização de Funcionamento: parcelas de 2024 disponíveis aqui, na opção Empresa/Autônomo, selecionando Taxa de Funcionamento.
- ISS Fixo/ ISS para autônomos - Imposto Sobre Serviços: parcelas de 2024 disponíveis aqui, na opção Empresa/Autônomo, selecionando ISS.
- Taxa de Vigilância Sanitária: guias em atraso disponíveis aqui, na opção Mobiliário - Empresa/Autônomo, selecionando Taxa de Vigilância.
Com informações da Prefeitura de Maceió