x

PROVA DE VIDA

Comissão aprova PL que impede INSS de exigir prova de vida de quem tiver realizado ato registro em sistemas públicos

Medida precisa ser aprovada na Câmara e no Senado para virar lei.

03/12/2024 14:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PL quer impedir exigência de prova de vida de quem acessar sistemas públicos

Comissão aprova PL que impede INSS de exigir prova de vida de quem tiver realizado ato registro em sistemas públicos

Na última sexta-feira (29), a Agência Câmara dos Deputados divulgou que a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família aprovou um projeto de lei (PL) que impede o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de exigir prova de vida de beneficiários que acessarem as bases de dados de órgãos da administração pública.

Conforme o PL, passa-se a considerar a prova de vida válida quando há acesso a aplicativos e sistemas, bem como a troca de mensagens eletrônica, alterando, assim, a Lei Orgânica da Seguridade Social.

Atualmente, a lei define que a prova de vida deve ser realizada anualmente, no mês de aniversário do titular, preferencialmente por meio de atendimento eletrônico e usando a biometria implementada pelas instituições financeiras pagadoras dos benefícios.

O texto aprovado pela Comissão é da relatora e deputada Flávia Morais e substituí o Projeto de Lei 2696/21, do deputado Pompeo de Mattos, que pretendia acabar com a obrigatoriedade de o beneficiário do INSS fazer a comprovação de vida junto ao órgão.

De acordo com Morais, a simples exclusão da prova de vida poderia causar prejuízo ao controle dos benefícios pagos pelo INSS, aumentando o risco de fraudes.

Além disso, o texto da relatora leva em conta seis propostas apensadas, incluindo nas atuais maneiras de comprovação de vida a realizada por meio de aplicativos de mensagens.

Segundo o texto, também está permitido o adiamento da prova de vida, por até doze meses, em caso de estado de calamidade.

“Essa medida visa flexibilizar a exigência durante situações de emergência. O objetivo é facilitar a vida dos beneficiários do INSS, especialmente em momentos de crise," afirmou a relatora.

A proposta ainda precisa ser analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, para virar lei, deve ser aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade