O final do ano é um momento estratégico para que as empresas reconheçam e valorizem seus colaboradores. Além de reforçar o vínculo entre os times e a organização, a distribuição de premiações personalizadas tem impacto direto na retenção de talentos e no fortalecimento da cultura corporativa.
De acordo com a pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a LTM, 88% concordam campanhas de premiação com produtos e serviços são uma boa forma de motivar os colaboradores. Ao personalizar as premiações, a empresa aumenta a sensação de pertencimento e satisfação entre os colaboradores, os incentivando a contribuir com maior comprometimento.
Mas, apesar de positiva, a distribuição de incentivos e premiações pode ser um desafio para as empresas, pela diversidade de perfis e necessidades dos colaboradores, assim como pela complexidade operacional e legal. Mas soluções digitais têm simplificado esse processo.
De acordo com o CEO da Hub4pay, Daniel Moreira, reconhecer o colaborador é estratégico.
“Investir em benefícios no final do ano vai além de um gesto simbólico. Trata-se de uma estratégia para fortalecer o ambiente organizacional e motivar as equipes. Reconhecer o esforço dos colaboradores é uma forma de mostrar que a empresa valoriza suas contribuições, o que reflete em melhores resultados e maior comprometimento”, afirma.
Mas qual é a melhor forma de beneficiar os colaboradores neste período?
Segundo o CEO, ao alinhar tecnologia e estratégia, as organizações reconhecem suas equipes e também estabelecem um diferencial competitivo em um mercado cada vez mais desafiador.
“O colaborador deve ser beneficiado, mas a estratégia precisa ser eficiente também no que diz respeito à gestão e custos”, pontua.Entre as possibilidades apontadas por ele estão:
- Premiações personalizadas: oferecer opções que atendam às preferências de cada colaborador, como vouchers para atividades de lazer, jantares ou experiências culturais;
- Bônus financeiros: um reconhecimento direto pelo esforço ao longo do ano, com valores adaptados aos resultados obtidos;
- Campanhas internas de incentivo: estabelecer metas mensuráveis e premiar o desempenho individual e coletivo, promovendo uma competição saudável e engajadora;
- Flexibilidade premiações: permitir que os colaboradores escolham como querem ser beneficiados, reforçando o senso de valorização e autonomia.
“Empresas que reconhecem o esforço de suas equipes frequentemente notam maior engajamento, já que funcionários motivados se dedicam mais às metas da organização. O reconhecimento ajuda a reter talentos em um mercado competitivo e, consequentemente, reduz o turnover. Outra vantagem de incentivar é que colaboradores satisfeitos se tornam embaixadores da empresa, então há o fortalecimento da marca. As vantagens são inúmeras e o momento é mais que propício”, finaliza Moreira.
Fonte: Hub4pay