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NFCom: Sefaz moderniza emissão de notas fiscais para empresas de comunicação

Nova ferramenta eletrônica oferece maior eficiência fiscal, redução de custos e benefícios ambientais para empresas de comunicação e tecnologia.

22/01/2025 17:00

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Lançado sistema de notas fiscais eletrônicas para empresas de comunicação

NFCom: Sefaz moderniza emissão de notas fiscais para empresas de comunicação Foto: Sora Shimazaki/Pexels

Nesta segunda-feira (20), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) disponibilizou a Nota Fiscal de Serviços de Comunicação Eletrônica (NFCom), atendendo prestadores de serviços como emissoras de rádio, TV, portais de notícias, provedores de internet e telefonia.

O objetivo da iniciativa é simplificar e modernizar a documentação fiscal dos serviços de comunicação. A nova ferramenta possui validade jurídica garantida por assinatura digital, aumentando a eficiência no cumprimento das obrigações fiscais.

Além disso, o sistema permite o acompanhamento da emissão de notas fiscais em tempo real pelo Fisco, garantindo maior transparência e facilitando o controle tributário.

Para acessar a nova ferramenta, basta acessar o site da Sefaz, na aba ‘NFCom’. As empresas privadas, públicas e pessoas físicas podem acessar o sistema para emitir a nota fiscal eletrônica.

A NFCom atende diversas modalidades de serviços, como pré-pagos, cofaturamento e cobranças centralizadas. 

Vale informar que o uso da NFCom será obrigatório a partir de 1º de novembro de 2025 e, até lá, o sistema é opcional, e os contribuintes podem continuar utilizando a Nota Fiscal de Serviço de Comunicação (NFSC) e a de Telecomunicações (NFST).

A mudança de sistemas faz parte de um esforço da Sefaz para reduzir a burocracia e modernizar a administração tributária. 

O novo sistema eletrônico também promete diminuir custos operacionais e simplificar o cumprimento das obrigações fiscais.

Entre os benefícios que o NFCom trará estão:

  • Redução de custos com controle;
  • Armazenamento de notas fiscais e o combate à sonegação. 

Espera-se também que a ferramenta também aumente a arrecadação e torne os processos mais eficientes.

Com a implementação do sistema, as empresas poderão contar com a redução de despesas com impressão, envio e armazenamento de documentos fiscais. 

Diante desse cenário, a orientação é que os prestadores de serviços se adequem o quanto antes ao novo sistema a fim de garantir conformidade e maior eficiência.

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