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INSS reforça canais oficiais para segurados e esclarece rumores sobre concurso público

INSS alerta segurados sobre o uso correto de canais para atendimento e cumprimento de exigências.

24/01/2025 14:30

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INSS alerta sobre canais oficiais e rumores de concurso público

INSS reforça canais oficiais para segurados e esclarece rumores sobre concurso público Foto: Geralt/Pixabay

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou que não realiza atendimentos por e-mail ou redes sociais. Apesar de muitas mensagens serem enviadas por esses canais, solicitações feitas por meio deles não são protocoladas.

Logo, quando o segurado faz o envio para o canal errado isso pode gerar frustração, já que acreditam ter cumprido exigências ou enviado requerimentos. Segundo o INSS, isso pode impedir a concessão do benefício ou atrasar os processos.

"O maior problema de enviar pro lugar errado é achar que cumpriu exigência ou deu entrada em requerimento, e não ter o benefício concedido", explicou o INSS.

Diante disso, é fundamental que os segurados acessem os serviços do INSS por dois canais oficiais: o aplicativo ou site Meu INSS e a Central de Atendimento pelo telefone 135. Estes canais permitem realizar consultas, enviar documentos e agendar serviços.

Através do Meu INSS, é possível acompanhar o status de pedidos, consultar extratos e enviar documentos digitalizados. Enquanto na Central 135 o atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h às 22h, para esclarecimentos ou solicitações.

Cumprimento de exigências

Quem solicitou um benefício deve ficar atento às exigências do INSS, que podem ser informadas por carta, email ou pelo próprio Meu INSS. Além disso, é necessário cumprir os prazos para evitar a extinção do pedido.

O prazo inicial para atender às exigências é de 30 dias e pode ser prorrogado mediante solicitação formal e justificada. O envio da documentação deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais.

Para fazer o envio dos documentos pelo Meu INSS, ao realizar o acesso, o segurado deve: 

  • Clicar na opção "agendamentos/solicitações";
  • Localizar o processo;
  • Selecionar "cumprir exigência". 

Importante ressaltar que os documentos precisam ser digitalizados em cores e enviados em formato PDF.

A digitalização deve garantir que nenhuma parte do documento fique fora do enquadramento e o tamanho máximo permitido por arquivo é de 5 MB. O envio correto evita problemas no processo.

Caso o segurado opte pelo telefone, basta ligar para o número 135 e solicitar o serviço "Cumprimento de Exigência". É importante informar o número do protocolo de requerimento para realizar o agendamento.

O agendamento por telefone pode ser realizado para qualquer agência do INSS. O atendimento presencial só deve ocorrer com data e hora marcadas previamente, para maior organização e eficiência.

Rumores sobre concurso público em 2025

Outro alerta do INSS é sobre a  realização de um concurso público em 2025. Segundo o órgão, nenhuma solicitação de vagas foi enviada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O INSS afirma que depende de autorização do MGI para novos concursos, e que, até o momento, ainda não há confirmação sobre um novo certame ou salários.

"A solicitação de vagas, no entanto, ainda não foi enviada ao ministério. Portanto não se pode afirmar que haverá concurso ainda em 2025 e o salário oferecido", informou o órgão.

Ainda nos os próximos dias, o INSS irá convocar 353 aprovados no concurso de 2022, sendo 300 do quadro excedente e 53 para substituir servidores desligados. O curso de formação começa no final de fevereiro deste ano.

Ao contrário de informações veiculadas, a data de 5 de maio não marca a posse dos servidores, mas sim o fim da validade do concurso de 2022 e, conforme reforça o INSS, informações confiáveis devem ser verificadas nos canais oficiais.

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