Uma nova pesquisa da Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, revelou que 64% dos brasileiros que recebem o benefício da aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) consideram o valor insuficiente e abaixo do ideal. Os beneficiários ainda acusam o valor como causa da queda de seus padrões de vida.
Segundo o estudo, uma das principais razões para essa percepção é a falta de planejamento financeiro, já que 37% dos aposentados admitem não ter se preparado para esse momento.
O levantamento indica também que 23% dos entrevistados prestes a se aposentar (em até dois anos) admitem que não estão se planejando, enquanto 41% realizam apenas um planejamento parcial, ou seja, podem ter iniciado um investimento, mas não seguiram à risca.
Além disso, seis em cada dez pessoas próximas da aposentadoria começaram a organizar as finanças somente nos últimos cinco anos, e 70% passaram a complementar o salário com outra fonte de renda nesse mesmo período.
A pesquisa apontou ainda que 37% dos aposentados enfrentam dificuldades para manter as contas essenciais em dia. Por isso, 53% continuam trabalhando para complementar a renda, enquanto 43% afirmam que o objetivo é “manter um estilo de vida ativo”.
Entre os que permanecem no mercado de trabalho, os principais objetivos incluem quitar dívidas (40%), viajar (35%), aproveitar o tempo livre (33%) e ajudar familiares (26%).
Mesmo com a aposentadoria, o estudo revelou que a preocupação financeira continua em evidência: 48% sentem instabilidade financeira, 45% sentem que têm maior risco de endividamento e 49% têm receio de precisar de ajuda. Além disso, seis em cada dez aposentados já recorreram a crédito ou empréstimos para auxiliar nas despesas essenciais — entre os principais gastos desse grupo estão alimentação e supermercado, saúde e remédios.
Com informações adaptadas Extra