x

PERÍCIA MÉDICA

Greve no INSS: perícias médicas passam a ser reagendadas automaticamente

Segurados serão notificados pelo Meu INSS, canal 135 e celular.

28/01/2025 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS reagendará perícias médicas afetadas pela greve

Greve no INSS: perícias médicas passam a ser reagendadas automaticamente Foto: Pexels

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a reagendar automaticamente as perícias médicas afetadas pela greve dos peritos, iniciada em agosto de 2024 e que tem gerado impacto significativo na fila de espera dos segurados com, atualmente, 686 mil pessoas aguardam atendimento.

A fila de perícias, que vinha caindo, voltou a crescer desde o início da greve. Em janeiro de 2024, havia 880,5 mil pessoas na fila; em junho, o número caiu para 566 mil. No entanto, em janeiro de 2025, o dado parcial já aponta 686 mil pessoas à espera de atendimento.

Na tentativa de minimizar os impactos, o INSS anunciou que o reagendamento será feito automaticamente e os segurados receberão a nova data de atendimento por meio do aplicativo Meu INSS, pelo canal 135 ou via mensagens no celular. 

Segundo o Ministério da Previdência, a prioridade é que o segurado seja atendido no mesmo dia do reagendamento, sempre que possível e, caso haja disponibilidade, outro perito será designado para realizar o atendimento no horário ou local do cancelamento.

Foi ainda determinado pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, o desconto dos dias parados dos grevistas, além de medidas para reduzir a fila, reforçando que as agendas dos peritos em greve serão redistribuídas, garantindo que os segurados sejam atendidos por outros profissionais disponíveis.

“Quem faltar não terá o salário do dia descontado, e a agenda será redistribuída. Muitas vezes, o atendimento pode ser feito no mesmo dia por outro perito, caso haja vaga”, afirmou o ministro. 

Vale destacar que a greve dos peritos já dura quase seis meses, afetando diretamente segurados que dependem das perícias médicas para receber benefícios. Por esse motivo, têm sido buscadas soluções para reduzir o impacto da paralisação, porém desafios para normalizar o serviço ainda estão sendo enfrentados. 

Diante dessa nova medida encontrada pelo INSS para solucionar o problema, a orientação é que os usuários acompanhem as atualizações pelo aplicativo Meu INSS e pelo canal 135, onde serão informados sobre novas datas.

Enquanto isso, está em negociação com a categoria o encerramento da paralisação e a normalização do atendimento, essencial para milhares de brasileiros.

Com informações do Jornal Nacional

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade