x

INSS

13º salário do INSS: o benefício também pode ser antecipado em 2025?

Benefício do 13º salário do INSS foi antecipado aos contribuintes desde 2020; veja se há previsão para este novo ano.

06/02/2025 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
13º salário do INSS pode ser antecipado em 2025?

13º salário do INSS: o benefício também pode ser antecipado em 2025?

Desde 2020, devido à pandemia de Covid-19, o 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado do final do ano para o primeiro semestre para os beneficiários do instituto.

Em 2024, a antecipação do 13º salário do INSS foi confirmada na primeira quinzena de março e o benefício começou a ser pago a partir do final de abril. Já para 2025, o pagamento antecipado ainda não foi confirmado pelo INSS ou pelo governo e nem a possibilidade foi divulgada ainda.

Para comparação, quem recebe acima de um salário mínimo, o INSS pagou a primeira parcela do 13º salário em 2024 em maio e a segunda em junho. Para quem ganha abaixo, os pagamentos foram feitos em abril e maio. 

No ano passado, o 13º salário do INSS injetou R$ 67,6 bilhões na economia e é uma forma de auxiliar os beneficiários a ter uma renda extra.

Tem direito ao 13º salário do INSS os beneficiários contemplados com algum dos seguintes auxílios do órgão: auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Vale lembrar que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) não têm direito à gratificação.

Por enquanto, os beneficiários devem aguardar se o 13º salário do INSS terá sua data original de pagamento retomada ou se será antecipado mais uma vez. 

Aqui você acompanha as últimas notícias do INSS no Contábeis!

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.