x

SEGURANÇA PARA OS FOLIÕES

Vai para os bloquinhos de Carnaval? Veja medidas de segurança para fazer pagamentos com cartão durante as festas

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) oferece dicas e alerta para a importância de os foliões estarem atentos para não caírem em golpes.

01/03/2025 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Confira medidas de segurança para evitar golpes financeiros no Carnaval

Vai para os bloquinhos de Carnaval? Veja medidas de segurança para fazer pagamentos com cartão durante as festas

As festas de Carnaval já começam neste final de semana e se você vai cair na folia, saber dicas para evitar fraudes e golpes financeiros pode ajudar a prevenir situações indesejadas nas festas.

Com a aglomeração típica da época, os foliões devem redobrar a atenção, já que criminosos aproveitam para furtar celulares e cometer crimes durante pagamentos com cartão, aplicando golpes como a troca do cartão ou o “golpe da maquininha”. Por isso, A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para a importância de os foliões estarem atentos para não caírem em golpes.

A Febraban recomenda cautela ao pagar compras na rua com cartão, pois golpistas disfarçados de vendedores observam o momento em que o cliente digita a senha e, na devolução, trocam o cartão. Com o cartão e a senha em mãos, os criminosos conseguem realizar compras indevidas.

A federação reforça que o campo de senha da maquininha deve exibir apenas asteriscos. O próprio cliente deve inserir o cartão no terminal e conferir se recebeu o cartão correto de volta. O cliente também não deve aceitar fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado

Pix e pagamentos por aproximação

O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, lembra que é possível ajustar o limite de transferências via Pix diretamente no aplicativo do banco.

“A medida é importante para auxiliar na gestão e controle de transações e a funcionalidade está disponível no internet banking e nos aplicativos bancários na área ‘Meus Limites Pix’. Antes de sair de casa para curtir os blocos, revise o limite para valores que for realmente usar na festa e não esqueça também de habilitar as ferramentas de segurança do aparelho”, comenta o especialista.

A Febraban também recomenda desativar temporariamente a função de pagamento por aproximação dos cartões de crédito e débito, mantendo apenas a opção de inserção do cartão na maquininha. Se desejar manter essa funcionalidade, a orientação é utilizá-la apenas pelo aplicativo wallet do smartphone.

“Caso o cliente queira manter a função de pagamento por aproximação, recomendamos que o cadastramento dos cartões de crédito seja feito apenas no aplicativo wallet dos smartphones, utilizando o pagamento por aproximação apenas pelo celular. O cartão de crédito só ficará ativo no wallet do aparelho após o desbloqueio do celular pela pessoa mediante mecanismos de segurança de cada banco”, complementa Faria.

Outra dica é solicitar o comprovante impresso da transação ou verificar se o valor está correto nas mensagens SMS que recebe no aplicativo do banco, especialmente ao pagar por aproximação.

Cuidados com o celular

Assim como o cartão, é preciso redobrar a atenção com seu celular, não guardando o aparelho solto em bolsos, orienta a Febraban.

Em caso de roubos e furtos de celulares durante o uso, criminosos podem acessá-lo já desbloqueado e buscar senhas salvas em aplicativos e sites. De posse dessas informações, tentam ingressar no aplicativo do banco.

A Febraban esclarece que os aplicativos bancários contam com altos padrões de segurança, desde o desenvolvimento até a utilização. Segundo a federação, não há registros de violações desses sistemas, que contam com o que existe de mais moderno no mundo para este assunto. Além disso, para acessar apps dos bancos, é obrigatória a autenticação com senha pessoal e outro fator  definido por cada instituição.

Com informações adaptadas Extra

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade