x

RESTITUIÇÃO IR

TRT-18 anula penhora de restituição do IR por dívida trabalhista

Tribunal considerou que a restituição do Imposto de Renda tem natureza alimentar, garantindo sua impenhorabilidade.

02/03/2025 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Justiça anula penhora da restituição do IR

TRT-18 anula penhora de restituição do IR por dívida trabalhista

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) anulou uma decisão que determinava a penhora de 30% da restituição do Imposto de Renda (IR) de um empresário para pagamento de dívida trabalhista. Segundo o tribunal, esse valor possui natureza alimentar e, por isso, é impenhorável.

Com relação ao caso, o empresário teve a restituição bloqueada após a Justiça reconhecer um grupo econômico entre ele e uma construtora condenada a pagar direitos trabalhistas a um ex-pedreiro. 

Para garantir o pagamento, o trabalhador pediu a penhora da restituição do IR, que havia sido recebida pelo empresário após um contrato de trabalho com o município de Rio Verde (GO).

No entanto, o TRT-18 manteve uma liminar do desembargador Daniel Viana Júnior, que já havia suspendido a penhora e determinado a devolução dos valores bloqueados.

A decisão foi baseada na jurisprudência do TRT-18 e no artigo 833, IV, do Código de Processo Civil (CPC), que protege valores de natureza alimentar, como salários e aposentadorias, contra penhoras.

O relator do caso destacou que a exceção prevista na lei, que permite penhora para valores acima de 50 salários-mínimos mensais, não se aplicava à situação do empresário.

O que acontece agora?

O TRT-18 decidiu, por unanimidade, manter a suspensão da penhora e a devolução dos valores já bloqueados. No entanto, o pedido para impedir futuras penhoras de verbas salariais foi negado, pois cada caso deverá ser analisado separadamente.

Essa decisão reforça a proteção da restituição do IR como um recurso essencial para o sustento do trabalhador e impede bloqueios indevidos.

Com informações do Migalhas

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade