x

DICAS PARA SEU ESCRITÓRIO

IR 2025: 4 processos para aumentar a produtividade nos escritórios contábeis

Veja dicas para potencializar os trabalhos no período do IRPF.

20/03/2025 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Saiba como aumentar a produtividade do seu escritório no período de IRPF

IR 2025: 4 processos para aumentar a produtividade nos escritórios contábeis

Com o início do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, os profissionais de contabilidade devem se organizar para atender à maior demanda e às necessidades dos contribuintes. 

Por isso, a gerente Comercial da Omie, Kelly Sgoti, sugere quatro práticas essenciais para ajudar os contadores a aumentarem a produtividade e eficiência, melhorando a gestão de tarefas e o relacionamento com os clientes durante essa temporada.

1- Definir prazos e responsáveis

A especialista sugere começar pela definição de prazos e atribuição de responsabilidades entre a equipe. Com o volume de declarações a serem entregues, é fundamental criar um cronograma detalhado, definir data limite para coleta de documentos, lançamentos contábeis e revisões. A divisão de tarefas garante que todos os processos sejam realizados e os prazos da Receita Federal cumpridos sem riscos de multas.

2 - Criar um canal de comunicação eficiente com os clientes 

Um diálogo eficiente com os clientes evita erros e atrasos, então também é importante estabelecer um canal com orientações claras sobre os prazos e a importância de fornecer informações completas e precisas.

3 - Identificar informações e documentos necessários

Antes de começar as declarações, é indicado listar todos os documentos e informações dos clientes, como recibos, comprovantes de despesas dedutíveis e informes de rendimentos. “Enviar uma checklist personalizada para cada um agiliza a coleta de dados e evita retrabalho por parte do escritório. Soluções digitais também trazem a possibilidade de ter esse acompanhamento de forma mais ágil e prática”, afirma Sgoti.

4 - Desenhar o fluxo para automatizar processos 

Após a organização de prazos, canais de comunicação e documentos, é hora de estruturar um fluxo de trabalho. “Mapeie todas as partes envolvidas na declaração e use um gerenciador para criar um fluxo que permita sequenciar funções, definir responsáveis internos para cada entrega e criar uma linha de produção que ordene os afazeres e otimize o tempo de trabalho”, orienta a gerente.

Ela ainda reforça que essas práticas são significativamente potencializadas pelo uso de ferramentas digitais que possam ajudar a automatizar processos, controlar prazos, gerenciar documentos, facilitar a comunicação entre a equipe do escritório contábil e os clientes e proporcionar uma visão completa da rotina do escritório.

Com isso, os contadores ganham tempo para se concentrar em análises estratégicas e no atendimento personalizado aos clientes, resultando em maior eficiência operacional nos escritórios contábeis, um fator crucial para os profissionais da área, conforme destaca Sgoti.

Com informações OMIE

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade