x

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Ministério pede antecipação do 13º salário do INSS em 2025

Governo pode antecipar 13º salário do INSS em 2025 e pagar as parcelas ainda neste primeiro semestre.

25/03/2025 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Governo pode antecipar 13º salário do INSS em 2025

Ministério pede antecipação do 13º salário do INSS em 2025

O governo federal está analisando a possibilidade de antecipar o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2025.

Interlocutores do governo confirmam que o Ministério da Previdência Social já solicitou para a equipe econômica responsável a liberação antecipada do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS.

Se a antecipação for aprovada, esse será o sexto ano consecutivo que o 13º salário do INSS é pago no começo do ano – já que desde a pandemia de Covid-19, em 2020, o benefício tem sido liberado no primeiro semestre.

O calendário tradicional do INSS prevê a liberação do 13º salário a partir de agosto de cada ano, mas se for antecipado e seguir o padrão dos últimos anos, a liberação da primeira parcela deve começar a ser paga no final de abril.

O 13º salário do INSS é pago em duas parcelas, assim como o 13º salário dos trabalhadores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho, e a primeira parcela corresponde a metade do valor do benefício, sem descontos. Já a segunda parcela tem desconto do Imposto de Renda, a depender do valor do benefício.

Vale reforçar que a data de depósito do 13º salário do INSS varia de acordo com o valor que o segurado recebe do INSS e o número final do benefício, sem considerar o dígito. Recebem primeiro, tradicionalmente, quem recebe até um salário mínimo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade