O novo presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciou nesta quarta-feira (2) que o Banco Central permite lançar o Pix Garantido, modalidade que permite o Pix ser usado como garantia para empréstimos.
Galípolo afirmou que o BC está aprimorando e desenvolvendo o Pix para essa nova função desde o ano passado e que o Pix Garantido possibilitará às empresas usarem os recebimentos futuros para obter crédito com melhores condições.
O Pix é atualmente a forma mais usada de pagamento entre os brasileiros e a modernização do sistema continua nas pautas do BC. Segundo o presidente da autarquia, o Pix por Aproximação, lançado em fevereiro, já terá melhorias em breve e o Pix Parcelado, que será lançado em setembro, será equivalente a um cartão de crédito parcelado, mas com juros menores. Com o Pix Parcelado, quem recebe o valor continuará recebendo o total da venda de forma imediata, mas o pagador contratará um crédito pessoal na hora de dividir a compra.
Na ocasião, Galípolo ainda reforçou que melhorias na segurança do Pix continuam sendo prioridade e novas medidas estão sendo estudadas.