Com a confirmação da antecipação do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para abril e maio deste ano, mais de 34 milhões de beneficiários já podem consultar a data de pagamento do valor adicional e qual a quantia depositada pelo aplicativo do Meu INSS ou pelo site do instituto.
Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do benefício pelo telefone 135, quando necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O 13º salário do INSS será pago em duas parcelas: a primeira, a partir de 24 de abril a 8 de maio e a segunda, entre 26 de maio e 6 de junho. As datas são definidas com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) e com base na renda do beneficiário. Quem ganha apenas o salário mínimo começa a receber antes de quem recebe mais que o mínimo.
Tem direito ao benefício os segurados do INSS que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), aposentados e pensionistas. Aqueles que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Renda Mensal Vitalícia, não têm direito ao décimo terceiro salário.