A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (Sefaz-MG) informou que, por conta de uma manutenção preventiva no ambiente de DNS da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), os sistemas relacionados a documentos eletrônicos poderiam apresentar intermitência temporária.
A operação ocorreu entre as 20h desta quinta-feira (24) e as 2h da madrugada de sexta-feira (25). Durante esse período, estava prevista a ativação da contingência, o que significa que, mesmo em caso de instabilidade, haveria um plano alternativo para garantir o mínimo de funcionamento possível dos serviços.
A manutenção fez parte de um cronograma técnico de prevenção voltado à infraestrutura de tecnologia da informação, com o objetivo de garantir maior estabilidade e segurança aos sistemas públicos utilizados por contribuintes, contadores e empresas.
O comunicado foi emitido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Sefaz-MG e é voltado especialmente a usuários que acessam ou operam rotinas que envolvam documentos fiscais eletrônicos, como NF-e, CT-e e demais obrigações acessórias digitais.
Período de manutenção
Durante qualquer janela de manutenção, os profissionais contábeis e empresas devem considerar os seguintes pontos:
- Envio em contingência: caso haja falha na autorização de NF-e ou CT-e, utilizar o modo de contingência com emissão offline, conforme previsto na legislação;
- Armazenamento local: guardar os arquivos XML e DANFE gerados em contingência para posterior autorização junto ao sistema da Sefaz, assim que o serviço for restabelecido;
- Verificação retroativa: Após a normalização, confirir os registros transmitidos e verificar se houve duplicidade ou rejeição;
- Planejamento de prazos: antecipar atividades fiscais que dependam da emissão eletrônica para evitar contratempos no período informado;
- Canais de suporte: acompanhar atualizações nos canais oficiais da Sefaz-MG e da Prodemge, caso precise de suporte técnico.
Com informações adaptadas do SPED/MG