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DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

Sefaz-MG alerta sobre possível instabilidade em sistemas de documentos eletrônicos

Manutenção programada no ambiente de DNS da Prodemge pode causar intermitência; operação ocorre entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira.

25/04/2025 16:00

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Aplicações de documentos eletrônicos terão intermitência

Sefaz-MG alerta sobre possível instabilidade em sistemas de documentos eletrônicos

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (Sefaz-MG) informou que, por conta de uma manutenção preventiva no ambiente de DNS da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), os sistemas relacionados a documentos eletrônicos poderiam apresentar intermitência temporária.

A operação ocorreu entre as 20h desta quinta-feira (24) e as 2h da madrugada de sexta-feira (25). Durante esse período, estava prevista a ativação da contingência, o que significa que, mesmo em caso de instabilidade, haveria um plano alternativo para garantir o mínimo de funcionamento possível dos serviços.

A manutenção fez parte de um cronograma técnico de prevenção voltado à infraestrutura de tecnologia da informação, com o objetivo de garantir maior estabilidade e segurança aos sistemas públicos utilizados por contribuintes, contadores e empresas.

O comunicado foi emitido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Sefaz-MG e é voltado especialmente a usuários que acessam ou operam rotinas que envolvam documentos fiscais eletrônicos, como NF-e, CT-e e demais obrigações acessórias digitais.

Período de manutenção

Durante qualquer janela de manutenção, os profissionais contábeis e empresas devem considerar os seguintes pontos:

  • Envio em contingência: caso haja falha na autorização de NF-e ou CT-e, utilizar o modo de contingência com emissão offline, conforme previsto na legislação;
  • Armazenamento local: guardar os arquivos XML e DANFE gerados em contingência para posterior autorização junto ao sistema da Sefaz, assim que o serviço for restabelecido;
  • Verificação retroativa: Após a normalização, confirir os registros transmitidos e verificar se houve duplicidade ou rejeição;
  • Planejamento de prazos: antecipar atividades fiscais que dependam da emissão eletrônica para evitar contratempos no período informado;
  • Canais de suporte: acompanhar atualizações nos canais oficiais da Sefaz-MG e da Prodemge, caso precise de suporte técnico.

Com informações adaptadas do SPED/MG

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