x
Conta Azul Con 25

CONTABILIDADE

Profissionalizando o BPO financeiro: o papel da capacitação na Conta Azul

Contadores e profissionais do BPO financeiro encontram na capacitação da Conta Azul um caminho para otimizar e escalar suas operações de forma estratégica.

15/05/2025 08:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Profissionalizando o BPO financeiro: o papel da capacitação na Conta Azul

Profissionalizando o BPO financeiro: o papel da capacitação na Conta Azul Crédito: Conta Azul/Divulgação

O mercado de BPO financeiro ainda enfrenta desafios fundamentais para a sua consolidação no Brasil, mesmo ganhando força nos últimos anos. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa) mostrou que, em uma década, a taxa de crescimento do emprego no ramo foi de 149%: atualmente, mais de 1 milhão de pessoas estão empregadas em mais de 30 mil estabelecimentos especializados em atividades relacionadas à terceirização da gestão financeira.

Nesse contexto de evolução do segmento, muitos escritórios contábeis identificam oportunidades para ofertar esse modelo de serviço, porém esbarram em dificuldades como clareza da proposta de valor, precificação adequada, abordagem comercial e estruturação da rotina operacional. 

Além das questões técnicas e operacionais, as empresas e profissionais, em muitos casos, precisam superar até mesmo o desconhecimento de clientes em relação ao conceito e às atividades englobadas na área de BPO financeiro. Essa falta de conhecimento amplia os obstáculos para escalar e rentabilizar o serviço – inclusive para tirar dúvidas e explicar as vantagens do BPO financeiro para os clientes.

“Uma parte importante do serviço exige educar o cliente em relação ao que consiste e do que se trata este serviço. Mesmo quem busca contratar profissionais ou empresas, nem sempre tem uma maturidade fiscal ou a clareza do que engloba o trabalho”, explica o head do Programa de Parceria Conta Azul, Anselmo Massad. “Trata-se de uma categoria de serviço menos madura e consolidada do que a contabilidade, que é uma profissão regulamentada há um século”, ressalta.

Com o objetivo de auxiliar a superar essas barreiras, que a Conta Azul desenvolveu um ciclo de capacitações exclusivo, com foco em ajudar profissionais a iniciar e escalar operações na área de BPO financeiro.

Uma abordagem prática sobre o serviço de BPO financeiro

A capacitação em BPO financeiro da Conta Azul acontece uma vez ao mês, com duração de três dias e sempre no período noturno. O curso, que  reúne especialistas do mercado e profissionais da Conta Azul, amplia a troca de conhecimento ao apostar em uma abordagem prática para quem deseja estruturar e escalar sua operação rumo à terceirização dos serviços financeiros.

De acordo com Massad, embora haja uma demanda crescente pelo serviço e uma demanda de empresas criadas exclusivamente para prestar o serviço de gestão financeira especializada, é preciso assegurar que cada cliente entenda a proposta de valor envolvida. 

“A maioria dos empresários não sabe o que é BPO financeiro. Para convencê-los e entender os benefícios desse trabalho, isso depende muito da abordagem feita junto ao cliente”, conta Yara Carvalho, fundadora da Solfin Soluções, que passou recentemente pela capacitação do Programa de Parceria Conta Azul.

O BPO financeiro não é apenas uma terceirização de processos—é uma solução que garante gestão financeira mais eficiente, redução de custos, aumento da previsibilidade do fluxo de caixa e suporte estratégico para tomada de decisão. Ao educar o cliente e demonstrar resultados concretos, escritórios contábeis conseguem transformar dúvidas em confiança e hesitação em negócios fechados.

Conteúdo para todos os níveis de conhecimento

Cerca de 60 parceiros passam pelo processo de capacitação no mês, seguindo uma fórmula de aceleração que traz conteúdos estratégicos e técnicos para profissionais que estão iniciando sua jornada no BPO financeiro, já têm um conhecimento prévio ou querem se tornar especialistas. Por isso, o curso não se restringe ao uso de sistema de gestão da Conta Azul, abrangendo temas como formação de portfólio, definição do público-alvo e melhores práticas na precificação e automação de processos.

“Uma das barreiras comuns de escritórios que querem iniciar no serviço de BPO financeiro ou que já estão no mercado é a falta de clareza da melhor maneira de empacotá-lo, precificá-lo e operacionalizá-lo para garantir que seja entregue com valor”, analisa Massad. “Muitas empresas de contabilidade demonstram interesse em oferecer o serviço, que está cada vez mais buscado. Oferecer o serviço é uma oportunidade de fidelizar o cliente. Não oferecer traz risco direto à retenção desses clientes na contabilidade”, ressalta.

“O treinamento foi fundamental para nos ajudar a dar o start no BPO financeiro dentro do nosso escritório, além de nos proporcionar ainda mais conhecimento sobre esse assunto. As mentorias nos colocam diante de grandes profissionais do mercado que compartilham suas vivências e desafios”, diz a empresária contábil Karine Sales, da Sales Contabilidade, que passou recentemente pelo programa e atua na região de Belo Horizonte e cidades próximas, como Sete Lagoas, Nova Lima e Contagem.

Conexão da prática com a realidade

Massad revela que o conteúdo da Capacitação passou por uma reformulação recente, na qual passou a contar com a presença de empresários e profissionais que já enfrentaram dificuldades semelhantes na evolução de sua operação como BPO Financeiro. 

Em suas capacitações, o Programa de Parceria Conta Azul faz uso das interações promovidas em sua comunidade, aproximando parceiros que se tornaram embaixadores da marca para enriquecer a formação. “Nosso objetivo é mostrar a partir da experiência desses profissionais que existem formas melhores de fazer determinadas atividades e de se organizar em relação à atuação como BPO financeiro, conectando as experiências à prática”, afirma. 

Yara Carvalho, da Solfin Soluções, que opera em todo território nacional, reforça a importância do aprendizado prático e das conexões criadas durante a capacitação. “Foi muito enriquecedor, especialmente no uso do sistema e na experiência com outros profissionais do mercado. A abordagem vai muito além da ferramenta, trazendo conhecimentos aplicáveis ao dia a dia e ajudando a estruturar a precificação e a abordagem comercial com clientes”, diz.

Transforme seu escritório contábil com o BPO financeiro! 

Se você deseja estruturar, escalar e rentabilizar seus serviços de gestão financeira, o Programa de Parceria Conta Azul vai te ajudar a dar o próximo passo. 

Aprenda com especialistas, troque experiências com profissionais do mercado e domine as melhores práticas para consolidar sua operação.

Participe do Programa de Parceria para ter acesso às capacitações e levar seu negócio a um novo patamar. Saiba mais no site do programa ou fale com um especialista da Conta Azul pelo WhastApp e tire suas dúvidas.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade