x

NOVOS GOLPES

INSS alerta sobre perfil falso no Instagram que aplica golpes em segurados que tiveram descontos indevidos

Instituto reforça que não realiza atendimentos por redes sociais e orienta população a usar apenas os canais oficiais.

15/05/2025 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Golpistas criam perfil falso do INSS no Instagram para enganar segurados

INSS alerta sobre perfil falso no Instagram que aplica golpes em segurados que tiveram descontos indevidos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta nesta quarta-feira (14) sobre a existência de um perfil falso no Instagram que está se passando pela autarquia para aplicar golpes em aposentados e pensionistas. A conta identificada como @assistencia_inss, segundo o INSS, utiliza indevidamente a identidade visual, o nome e outras informações do INSS com o objetivo de enganar os segurados.

Segundo o órgão, o golpe foca em supostos descontos indevidos realizados por sindicatos e associações, oferecendo falsas soluções para resolver pendências ou acelerar a devolução de valores. O perfil, ainda de acordo com o INSS, replica conteúdos dos canais oficiais como forma de dar legitimidade à fraude.

INSS reforça que não atende por redes sociais

O INSS esclarece que não realiza atendimentos por redes sociais como Instagram, Facebook ou WhatsApp, e reforça que nenhum segurado deve enviar documentos pessoais, senhas, fotos ou dados bancários por esses meios. A recomendação é que todos os serviços sejam acessados apenas pelos canais oficiais:

  • Site: gov.br/meuinss
  • Aplicativo: Meu INSS
  • Telefone: 135

Dados podem ser usados para fraudes com consignados

O órgão alerta que, ao interagir com o perfil falso, o segurado pode ser induzido a fornecer informações sensíveis como CPF, número do benefício e fotos de documentos, que podem ser utilizados para acessar contas vinculadas ao INSS ou até contratar empréstimos consignados fraudulentos.

"Trata-se de uma tentativa de golpe que pode causar sérios prejuízos aos beneficiários", informa o comunicado do INSS.

"O problema começa quando, ao clicar nos links ou iniciar uma conversa direta, o cidadão é induzido a fornecer dados sensíveis, como CPF, número do benefício, comprovante de residência e até fotos de documentos. Em muitos casos, esses dados são usados para acessar indevidamente contas vinculadas ao INSS ou até contratar empréstimos consignados em nome das vítimas", declarou o INSS.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade