Com a aproximação do pagamento da segunda parcela do 13º salário aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), criminosos têm intensificado tentativas de aplicar o golpe do suposto “14º salário” direcionado a aposentados e pensionistas.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a fraude ocorre por meio de contatos realizados por telefone, redes sociais, e-mails e aplicativos de mensagens. Os golpistas informam falsamente que a vítima teria direito a um pagamento adicional, como um 14º salário ou uma suposta folha extra do 13º.
No entanto, trata-se de uma tentativa de golpe para capturar dados pessoais e, eventualmente, valores financeiros dos beneficiários.
A Caixa esclarece que não existe previsão legal, por parte do Governo Federal ou do INSS, para o pagamento de 14º salário, folha extra ou qualquer benefício adicional voltado a aposentados, pensionistas ou demais segurados da Previdência Social.
O INSS reforça que não há qualquer autorização para pagamento extra e orienta que dúvidas sobre benefícios devem ser esclarecidas exclusivamente pelos canais oficiais: o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), o site meu.inss.gov.br, ambos com acesso 24 horas, ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O instituto também divulga informações por meio de seu site oficial.
Calendário de pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS
O calendário está dividido entre beneficiários que ganham até um salário mínimo (R$ 1.518) e aqueles que recebem acima do piso nacional, nesta ordem de prioridades.
As datas de depósito da antecipação do 13º também vão seguir o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Acontecerá assim: o beneficiário que recebe somente um salário mínimo e cujo último dígito no cartão é 1 receberá o pagamento no primeiro dia, 26 de maio. Já aquele cujo cartão termina com o dígito 2 receberá em 27 de maio. Dessa forma, o calendário seguirá até 6 de junho, quando será o valor será pago para o beneficiário com cartão terminado em 0.
Benefícios até um salário mínimo
Final 1: segunda parcela - 26 de maio
Final 2: segunda parcela - 27 de maio
Final 3: segunda parcela - 28 de maio
Final 4: segunda parcela - 29 de maio
Final 5: segunda parcela - 30 de maio
Final 6: segunda parcela - 2 de junho
Final 7: segunda parcela - 3 de junho
Final 8: segunda parcela - 4 de junho
Final 9: segunda parcela - 5 de junho
Final 0: segunda parcela - 6 de junho
Benefícios acima de um salário mínimo:
Finais 1 e 6: segunda parcela - 2 de junho
Finais 2 e 7: segunda parcela - 3 de junho
Finais 3 e 8: segunda parcela - 4 de junho
Finais 4 e 9: segunda parcela - 5 de junho
Finais 5 e 0: segunda parcela - 6 de junho