O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) colocou em audiência pública a minuta da Revisão NBC 30, que trata de alterações na Norma Brasileira de Contabilidade Profissional do Auditor Independente (NBC PA) 400. O documento está disponível na plataforma Participa + Brasil e os interessados podem enviar sugestões e comentários até o dia 11 de junho.
A NBC PA 400 trata especificamente dos princípios e exigências relativos à independência para a realização de trabalhos de auditoria e revisão. A proposta da Revisão NBC 30 busca atualizar e alinhar as diretrizes da norma com os padrões internacionais emitidos pelo International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA).
Objetivo é reforçar o compromisso com a independência na auditoria
A iniciativa do CFC visa promover transparência e aprimoramento das normas contábeis por meio da participação direta da sociedade, especialmente dos profissionais da contabilidade e auditoria. O texto propõe ajustes para deixar mais claros os requisitos relacionados à independência, fundamentais para a credibilidade dos trabalhos de auditoria.
A minuta está aberta para consulta e recebimento de sugestões na plataforma Participa + Brasil. O link direto para acesso à audiência pública da Revisão NBC 30 está disponível no site do CFC e nos canais oficiais da entidade.
Prazo para contribuições termina em 11 de junho
Profissionais e entidades interessados em contribuir com a elaboração da nova norma devem enviar suas sugestões até o dia 11 de junho. Após esse período, as contribuições serão analisadas pelo CFC e poderão resultar em modificações no texto final da norma.
Participar da audiência é uma oportunidade de influenciar diretamente a formação das normas que orientam a prática profissional dos auditores no Brasil, alinhando as exigências nacionais às boas práticas internacionais.
Importância da norma para a profissão contábil
A NBC PA 400 é considerada um dos principais referenciais éticos e técnicos para a auditoria independente. Suas diretrizes estabelecem salvaguardas para garantir que os profissionais mantenham autonomia e isenção em relação às entidades auditadas.
O aperfeiçoamento dessas normas é essencial para fortalecer a confiança nos relatórios de auditoria, que são instrumentos relevantes para o mercado, investidores, órgãos reguladores e sociedade em geral.
O CFC abriu audiência pública sobre a Revisão NBC 30, que propõe ajustes na NBC PA 400 sobre independência na auditoria. O prazo para envio de sugestões é até 11 de junho, por meio da plataforma Participa + Brasil.
Acesse a plataforma Participa + Brasil e envie suas sugestões sobre a minuta da Revisão NBC 30. Contribua para o avanço das normas contábeis no país.