x

ECONOMIA

Corretoras e bancos disparam notificações para clientes comprarem câmbio antes do aumento do IOF

Com aumento repentino do IOF pelo governo, bancos tiveram poucas horas para alertar seus clientes sobre o reajuste.

23/05/2025 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Clientes recebem notificações para compra de moeda estrangeira após anúncio do aumento do IOF

Corretoras e bancos disparam notificações para clientes comprarem câmbio antes do aumento do IOF

Com o anúncio inesperado do governo sobre o novo decreto que aumenta as alíquotas Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), as corretoras e bancos digitais com contas globais enviaram diversas notificações para seus clientes alertando sobre o aumento do IOF e incentivando a compra da moeda estrangeira até meia noite – já que o decreto passou a valer nesta sexta-feira (23).

As comunicações dos bancos anunciavam as últimas horas para aproveitar a compra da moeda com IOF em 1,1% – que posteriormente teria alíquota elevada para 3,5%, segundo o novo decreto.

Algumas alíquotas anunciadas pelo governo, como para remessa para investimento no exterior e fundos brasileiros no exterior foram reajustadas para 3,5% originalmente, mas a pasta responsável recuou e manteve ambas alíquotas da forma que estavam. O reajuste das outras alíquotas, no entanto, como compra de moeda em espécie, foram mantidas e passaram a ser de 3,5% nesta sexta-feira (23).

Clientes de bancos como Wise e Inter receberam notificações logo após o anúncio do governo/Foto: reprodução CNN

A corretora de câmbio Avenue interrompeu o serviço de negociação de câmbio em horário estendido e enviou um e-mail aos clientes se dizendo surpresa com a medida de aumento do IOF.

A corretora diz que esse movimento repentino é um “lembrete do que chamamos de risco-Brasil”, que afeta diretamente o patrimônio de quem investe exclusivamente no mercado local”.

Há também relatos da suspensão do serviço de conversão de câmbio fora do horário de mercado para usuários do C6 Bank.

Esse serviço costuma estar disponível em qualquer horário, mas foi suspenso nesta quinta. Não há confirmação de que a paralisação do serviço foi motivada pela mudançada alíquota do IOF.

O IOF para operações internacionais vai subir para 3,5% em operações com cartões internacionais, remessas ao exterior, empréstimos externos de curto prazo e aplicações financeiras fora do país.

A medida faz parte de um esforço do governo para aumentar a arrecadação e cumprir a meta de déficit zero em 2025. Ao todo, R$ 31,6 bilhões também foram congelados do orçamento deste ano.

Com informações CNN

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade