O dinâmico e imprevisível ambiente de negócios brasileiro, como se sabe, é marcado por algumas características peculiares, caso da alta carga tributária, das frequentes mudanças regulatórias e da acirrada concorrência. Por conta disso, a sobrevivência e o crescimento das empresas dependem de uma prática estratégica: o planejamento contábil. Essa ferramenta se consolidou como ponto decisivo para alavancar a competitividade das companhias.
“É interessante notar, como a contabilidade era encarada, na maioria das empresas, como um mero instrumento de apuração de tributos e cumprimento de obrigações acessórias. Essa visão, infelizmente, atrasou o desenvolvimento de uma cultura de gestão baseada em dados e análises financeiras consistentes”, comenta o especialista fundador e sócio da DIRETO Group, Silvinei Toffanin.
Ele comenta que hoje essa mentalidade vem sendo modificada. “Empresas que adotam o planejamento contábil estratégico perceberam o quanto conseguiram transformar seus dados financeiros em insights poderosos para tomada de decisão, alocação eficiente de recursos, redução de custos e maximização de resultados”.
“Um bom planejamento contábil proporciona que os negócios alcancem a desejada eficiência tributária, ponto que contribui sobremaneira para um destaque de competitividade no mercado. Como o Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, é comum encontrar empresas que pagam mais tributos do que deveriam por pura falta de planejamento”, explica o especialista.
Toffanin cita que a escolha do regime tributário adequado (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), o correto enquadramento fiscal e o aproveitamento lícito de incentivos e créditos tributários podem significar uma diferença expressiva na lucratividade. “Ou seja, o erro custa caro e o acerto gera uma vantagem competitiva direta”, afirma.
O especialista afirma que outra vantagem de planejar a contabilidade vem com a previsibilidade financeira, aspecto essencial em um ambiente marcado pela volatilidade econômica. Com uma visão clara do fluxo de caixa, margens de lucro e estrutura de custos, o gestor pode agir com rapidez e segurança frente às oportunidades e riscos do mercado.
Na mesma esteira, ele esclarece o valor da contabilidade na questão da transparência e da governança corporativa. Empresas com uma contabilidade bem estruturada transmitem mais confiança a investidores, instituições financeiras e parceiros de negócios. Dessa forma, conseguem aumentar suas chances de acesso a crédito com melhores condições, atraem investidores e estão mais preparadas para processos de fusões e aquisições.
“Apesar de todos esses benefícios, ainda há empresários que resistem a investir na contabilidade estratégica como ferramenta de crescimento. Essa mentalidade precisa ser transformada com urgência, visto que o planejamento contábil reflete a inteligência competitiva dos negócios. Quando bem executado, ele antecipa problemas, identifica oportunidades, sustenta decisões estratégicas e fortalece a perenidade do negócio”, elucida Toffanin.
“Em um país como o Brasil, onde as incertezas externas muitas vezes superam as internas, a empresa que domina seus números está um passo à frente. O planejamento contábil é, portanto, a ponte entre a gestão reativa e a gestão estratégica. Entre a sobrevivência e o crescimento sustentável”, finaliza o especialista.
Fonte: Silvinei Toffanin e Scaramella Press