Em um mercado cada vez mais competitivo, a entrevista de emprego pode ser decisiva. Para o especialista em gestão de pessoas e sócio da Ação Consultoria, Henrique Gomes, mais do que preparo técnico, o que diferencia um bom candidato é a combinação entre inteligência emocional e uma mudança de mentalidade.
“A entrevista não é uma prova para passar ou ser reprovado. É uma troca. Você busca uma vaga, e o recrutador, o profissional certo. Entender isso reduz a ansiedade e fortalece o candidato emocionalmente”, afirma Henrique.
Ele também alerta para o modo como muitos encaram o entrevistador — quase como um juiz. “O recrutador não está ali para julgar, mas para encontrar o perfil mais coerente com a cultura desejada para a organização e para isso, realiza uma série de perguntas. Inclusive, o candidato também pode e deve perguntar, o que torna o processo mais transparente e fortalece o aprendizado.”
7 atitudes práticas para se destacar
- Pesquise sobre a empresa
Conheça a missão, os valores, a cultura e a liderança. Demonstre esse conhecimento durante a conversa.
- Atualize-se constantemente
Esteja por dentro da economia, política e tendências do seu setor. Isso demonstra visão crítica, interesse e aprendizagem contínua.
- Adapte sua apresentação pessoal
Vista-se com bom senso, respeitando o estilo da empresa. Lembre-se de que sua postura também comunica.
- Seja natural e atento
Autenticidade gera conexão. Respire, observe e esteja presente.
- Use o método CAR (Contexto, Ação, Resultado)
Responda às perguntas, apresentando o contexto, suas ações e os resultados obtidos. Essa estrutura ajuda a apresentar experiências de forma clara e objetiva.
- Revise suas redes sociais
O comportamento digital conta. Cuide da sua imagem online.
- Treine com antecedência
Pense a respeito das respostas para perguntas frequentes com antecedência. Isso traz mais clareza e confiança.
Cada entrevista é uma oportunidade
“Mais importante do que decorar respostas é refletir sobre sua trajetória, entender o que você tem a oferecer e se comunicar com verdade. Aproveite cada entrevista para aprender e crescer”, diz Henrique. E o especialista finaliza dizendo que com preparo, autenticidade e desenvolvimento contínuo, o sucesso deixa de ser uma questão de sorte e passa a ser consequência.
Fonte: 2BPress