A reforma tributária em curso preserva o Simples Nacional, mas introduz uma importante espécie de encruzilhada para as micro e pequenas empresas. Para negócios do tipo B2C (que vendem para o consumidor final), manter o DAS unificado segue sendo a opção mais vantajosa — a carga tributária permanece acessível e a simplicidade operacional continua, sem prejuízo, já que o consumidor final não aproveita créditos tributários.
Por outro lado, empresas que atuam majoritariamente no modelo B2B (venda para outras empresas) enfrentam pressão para migrar ao modelo híbrido, no qual parte dos tributos (CBS e IBS) é recolhida fora do DAS. Essa opção permite o aproveitamento pleno de créditos tributários pelos compradores — aumentando a competitividade, mas também a complexidade contábil e operacional.
Para esclarecer tudo sobre o “melhor caminho”, para as empresas, o Portal Contábeis convidou a Contadora tributarista e professora universitária, Camila Oliveira, para participar de um webinar que acontece na próxima quarta-feira (13), às 15h.Para participar, basta preencher o formulário ao lado. No dia do webinar enviaremos um link de acesso para a transmissão.