x

Câmara conclui votação da MP Anticrise e ela vai agora à sanção presidencial

05/02/2009 00:00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Câmara conclui votação da MP Anticrise e ela vai agora à sanção presidencial

A Câmara dos Deputados concluiu hoje (4) a votação da Medida Provisória 443, que autoriza o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) a comprarem participações em bancos e instituições financeiras em dificuldades. A MP havia sido aprovada pelos deputados no ano passado, mas os senadores aprovaram 14 emendas ao texto da Câmara, fazendo com que a matéria voltasse para nova apreciação dos deputados. A MP vai agora à sanção presidencial.

Das 14 emendas aprovadas pelos senadores, os deputados aprovaram cinco. Entre as emendas aprovadas pelo Senado e que foram rejeitadas pela Câmara está a que permite a União a repassar R$ 3 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a criação de linha de capital de giro para empresas que realizam obras de infra-estrutura previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A oposição tentou sem sucesso, por meio de destaque, manter a emenda do Senado que suprimia o artigo que trata dos recursos.

Outra emenda dos senadores, que também foi rejeitada pelos deputados, condicionava a realização dos negócios jurídicos previstos na MP à aprovação prévia do Legislativo. A oposição tentou também aprovar a emenda dos senadores, mas a proposta foi rejeitada e mantido o texto original da Câmara que não tem essa exigência.

Outra emenda do Senado que foi rejeitada pelos deputados pretendia reduzir em um ano e meio, o prazo para o BB e a CEF realizarem operações de ajuda autorizadas pela MP. O DEM tentou, por meio de destaque, manter a emenda do Senado que reduzia o prazo de 30 de junho de 2011 para 31 de dezembro de 2009, mas perdeu a votação.

A votação da medida provisória que trata das filantrópicas, que deveria ocorrer hoje, foi transferida para a sessão de hoje (05/02/09) pela manhã na Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Brasil

Enviado por: Wilson Fernando de Almeida Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.