x

TRABALHISTA

Ministro anuncia que mudanças no vale-alimentação serão divulgadas já na próxima semana

Mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) serão anunciadas em outubro, visando reduzir taxas de desconto para estabelecimentos e agilizar repasses.

01/10/2025 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Vale-alimentação deve passar por mudanças em outubro

Ministro anuncia que mudanças no vale-alimentação serão divulgadas já na próxima semana

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse nesta segunda-feira (29) que o governo pretende anunciar já na segunda semana de outubro mudanças para o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), com objetivo de reduzir as taxas de desconto, conhecidas como Merchant Discount Rate (MDR), que bares, restaurantes e supermercados pagam às operadoras de vale-alimentação e vale-refeição ao aceitarem as modalidades.

O ministro afirmou a novidade durante coletiva de imprensa sobre geração de emprego, quando ainda reforçou que quer esgotar a mediação entre as operadoras e os representantes de bares e restaurantes para evitar um ajuizamento.

As mudanças no PAT vêm sendo discutidas desde o começo do ano, com previsão inicial de que as novidades seriam anunciadas em maio, porém houve prorrogação e, segundo Marinho, as decisões devem ser divulgadas sem falta em outubro.

Além de uma diminuição nas taxas MDR, o governo também quer reduzir o prazo para que as empresas repassem os valores aos bares, restaurantes e mercados. Atualmente, as operadoras demoram cerca de 30 dias para repassar os recursos.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade