x

TRIBUTAÇÃO

Comissão mista vota nesta terça-feira (7) MP que tributa aplicações financeiras

A MP 1303/25 propõe novas regras para tributação de investimentos e compensação à revogação do aumento do IOF.

07/10/2025 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Comissão vota MP que altera regras de tributação de investimentos

Comissão mista vota nesta terça-feira (7) MP que tributa aplicações financeiras

A comissão mista do Congresso Nacional responsável por analisar a Medida Provisória (MP) nº 1303/2025, que trata das novas regras de tributação sobre aplicações financeiras, deve votar o relatório nesta terça-feira (7). A reunião ocorrerá às 9h, no Plenário 2 da Ala Nilo Coelho, no Senado Federal.

O relatório foi elaborado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), e a comissão é presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Proposta de compensação fiscal

A MP 1303/2025 foi editada em junho pelo governo federal com o objetivo de compensar a revogação de um decreto anterior que previa o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

De acordo com o texto, a medida introduz mudanças na tributação de diferentes modalidades de investimentos, incluindo fundos imobiliários, letras de crédito, fundos de investimento e ativos virtuais. Também estão contempladas operações em bolsa, empréstimos de ativos e investimentos realizados por estrangeiros.

Além disso, a proposta amplia a tributação sobre as apostas de quota fixa, conhecidas como bets, segmento que tem crescido no país e já é objeto de outras medidas de regulação fiscal.

Tramitação no Congresso

Após a apreciação pela comissão mista, o texto seguirá para votação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

A aprovação é necessária para garantir a continuidade da validade da medida, já que as medidas provisórias perdem eficácia se não forem votadas dentro do prazo constitucional.

Contexto da medida

A MP faz parte do conjunto de iniciativas da equipe econômica do governo voltadas à ampliação da base tributária e à recomposição de receitas, em um cenário de busca pelo equilíbrio fiscal.

O debate em torno da tributação de aplicações financeiras ocorre em paralelo às discussões sobre a reforma tributária do consumo, atualmente em fase de regulamentação.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade