x

INOVAÇÃO BANCÁRIA

Banco do Brasil lança Pix por imagem com uso de inteligência artificial

Nova função permite realizar transferências via WhatsApp com foto da chave Pix; limite diário é de R$ 300 por usuário.

09/10/2025 15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Banco do Brasil lança Pix por imagem com IA no WhatsApp

Banco do Brasil lança Pix por imagem com uso de inteligência artificial

O Banco do Brasil lançou oficialmente nesta terça-feira (7) o Pix por imagem, funcionalidade que permite realizar transferências por meio do WhatsApp apenas enviando uma foto com os dados da chave Pix. O atendimento é feito pelo número (61) 4004-0001, onde a assistente virtual do banco utiliza inteligência artificial (IA) para reconhecer informações escritas à mão ou impressas, como a chave Pix e o valor da transação.

Como funciona o Pix por imagem

De acordo com o Banco do Brasil, o sistema identifica automaticamente os dados presentes na imagem, apresentando as informações ao usuário para confirmação antes da conclusão da operação. A ferramenta é voltada a situações práticas do cotidiano, como quando o cliente não consegue acessar o aplicativo bancário ou recebe uma chave Pix anotada em papel, com números e letras de difícil leitura.

O processo é concluído na própria conversa do WhatsApp, e o limite diário para transações é de R$ 300. Assim que a foto é enviada, a assistente virtual envia a mensagem: “Recebi sua imagem! Estou analisando, só um instante”. Após a verificação, o sistema retorna com os dados da transferência e solicita confirmação.

Passo a passo para usar o Pix por imagem

  1. Envie a foto com a chave Pix (e, se houver, o valor) para o WhatsApp do Banco do Brasil: (61) 4004-0001;
  2. Aguarde a análise da imagem pela assistente virtual;
  3. Confira as informações apresentadas e clique em “Continuar”;
  4. Insira a senha de seis dígitos do cartão para confirmar a transação;
  5. Receba a mensagem “Seu Pix foi enviado!”, acompanhada de emoji, figurinha e comprovante de pagamento.

IA amplia acessibilidade e simplifica o uso do Pix

A funcionalidade utiliza inteligência artificial de reconhecimento de imagem para identificar com precisão números e letras contidos em anotações físicas ou imagens digitalizadas. A tecnologia torna o uso do Pix mais acessível, especialmente em situações em que o usuário não consegue copiar e colar dados, nem escanear QR Codes.

O Banco do Brasil destacou que a novidade “torna o processo de transferência mais simples e inclusivo, ampliando as formas de acesso ao Pix e aproximando os serviços bancários da rotina do cidadão”.

Pix por voz e pioneirismo no WhatsApp

O canal do Banco do Brasil no WhatsApp já ultrapassa 20 milhões de usuários e oferece, desde 2020, a função de Pix por comando de voz. Nessa modalidade, o cliente envia um áudio com a chave Pix e o valor desejado, confirma os dados e digita a senha para concluir o pagamento.

Em nota, o banco afirmou ser o primeiro do país a oferecer a jornada completa de Pix dentro do aplicativo de mensagens, integrando todas as etapas — do cadastro de chaves ao pagamento via QR Code, além do Pix via Open Finance, que permite utilizar o saldo de contas de outros bancos diretamente pelo WhatsApp.

Expansão do Pix e inovação bancária

O lançamento do Pix por imagem reforça o papel do Banco do Brasil na digitalização de serviços financeiros e no avanço das soluções baseadas em inteligência artificial. Desde sua criação pelo Banco Central, em 2020, o Pix tornou-se o principal meio de pagamento do país, com bilhões de transações mensais e crescente integração a plataformas digitais.

Com a nova função, o Banco do Brasil amplia o ecossistema de pagamentos instantâneos dentro do WhatsApp, oferecendo mais praticidade e inovação aos clientes.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade