x

PAGAMENTOS

5 estratégias para o varejo vencer a complexidade dos pagamentos

Simplifique o checkout e fidelize clientes com a infraestrutura de pagamentos ideal

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pagamentos: 5 chaves para superar a complexidade e impulsionar vendas

5 estratégias para o varejo vencer a complexidade dos pagamentos

No comércio atual, a experiência de pagamento pode definir o sucesso de uma venda. Estudos de mercado revelam que 85% dos consumidores abandonam uma compra após uma experiência ruim na hora de pagar, enquanto 75% dos provedores de software enfrentam dificuldades para expandir suas soluções à medida que a base de clientes cresce.

Esse desafio é conhecido como a “armadilha da complexidade dos pagamentos”. Com a multiplicação de canais, moedas digitais, carteiras eletrônicas e novos meios de transação, a infraestrutura fragmentada criou barreiras que afetam tanto consumidores quanto comerciantes. Parte do problema está nos chamados sistemas legados — tecnologias desenvolvidas há anos, que ainda sustentam operações críticas, mas já não conseguem acompanhar as novas demandas. Na prática, isso significa checkouts pouco flexíveis, dificuldades para integrar loja física e e-commerce e limitações para aceitar meios de pagamento modernos, como carteiras digitais ou Pix.

Segundo análise da Verifone, líder global em tecnologia para meios de pagamento, é possível transformar o checkout de um ponto de atrito em um motor de crescimento, lealdade e confiança. Para isso, comerciantes e provedores de comércio precisam adotar uma infraestrutura mais unificada e flexível. A empresa aponta cinco chaves para escapar da complexidade dos pagamentos:

  1. Promover conveniência e opções ao consumidor: Os clientes esperam encontrar, em qualquer canal, os meios de pagamento de sua preferência. Cartões, carteiras digitais, QR Codes e até biometria precisam estar disponíveis de forma integrada.
  2. Eliminar barreiras ao crescimento: Plataformas que unificam integrações e oferecem acesso centralizado a adquirentes e formas de pagamento locais permitem expansão com menos fricção e maior eficiência.
  3. Operar com integridade e segurança: Adoção de camadas de segurança embutidas, monitoramento constante e mitigação de fraudes são práticas essenciais para manter a confiança do consumidor.
  4. Preparar-se para o futuro: A próxima geração do comércio já inclui experiências sem caixa, biometria, inteligência artificial e pagamentos omnichannel em tempo real. Estar pronto para essas inovações é garantir competitividade no longo prazo.
  5. Valorizar a experiência global em pagamentos: Conhecimento técnico, alcance internacional e presença local permitem alinhar preferências de consumidores em diferentes mercados e cumprir exigências regulatórias diversas.

Para Caetano Altieri, General Manager da Verifone no Brasil, a etapa de pagamento precisa ser entendida como estratégica, e não apenas operacional. “Muitos comerciantes ainda veem o checkout como um detalhe final da jornada, mas é justamente ali que a confiança é construída e que o esforço de venda se concretiza. Ao reduzir a complexidade, oferecer opções e operar com segurança, o pagamento deixa de ser uma barreira e passa a ser um fator de fidelização e crescimento”, afirma.

A Verifone conecta mais de 2.500 integrações em todo o mundo, 160 adquirentes globais e mais de 20 formas de pagamento locais, simplificando operações e permitindo que comerciantes atendam às preferências dos consumidores de maneira ágil e eficiente. Com presença em 165 países e US$ 8 trilhões em transações processadas por ano, investiu mais de US$ 2,5 bilhões na última década para eliminar barreiras e acelerar a inovação no setor.

Altieri acrescenta que o desafio é global, mas a resposta precisa ser localmente adaptada. “No Brasil, vemos o avanço das carteiras digitais e do Pix, enquanto em outros mercados prevalecem cartões ou pagamentos por QR Code. O que une todos esses cenários é a necessidade de uma infraestrutura que acompanhe as preferências de cada consumidor, em qualquer canal, de forma simples e integrada”, conclui.

Fonte: Verifone

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade