x

API

Receita Federal prevê disponibilizar APIs da CBS já em novembro

Conexões automáticas entre sistemas de contribuintes e fisco avançam em fase piloto, modernizando a gestão tributária.

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
RFB planeja lançar APIs gratuitas da CBS em fase piloto

Receita Federal prevê disponibilizar APIs da CBS já em novembro

A Receita Federal anunciou que, a partir de novembro de 2025, pretende disponibilizar as primeiras APIs gratuitas do sistema da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). As ferramentas funcionarão inicialmente em ambiente piloto, permitindo a integração automática e controlada entre os sistemas dos contribuintes e os da administração tributária.

A CBS será o tributo federal que substituirá o PIS e a Cofins,, incidindo sobre bens e serviços de forma ampla, enquanto o IBS, estadual, terá alíquotas uniformes aplicadas no local do consumo, corrigindo desigualdades regionais na arrecadação. Na prática, a CBS e o IBS vão unificar PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, simplificando a estrutura tributária brasileira.

Segundo o gerente do programa da reforma tributária no Fisco, Marcos Flores, a iniciativa permitirá que as conexões “máquina a máquina” estejam prontas quando o sistema entrar em operação efetiva:

“Será possível um verdadeiro salto na operacionalização diária das obrigações tributárias dos contribuintes, que poderão optar por realizar todo o trabalho de forma automática, aumentando a produtividade de toda economia”, afirmou Flores em postagem no LinkedIn.

O gerente também destacou que a ação é um avanço relevante rumo à Administração Tributária 3.0, modelo proposto pela OCDE que busca modernizar e tornar mais colaborativa a relação entre o fisco e os contribuintes, facilitando o cumprimento das obrigações fiscais e a gestão tributária digital.

APIs da CBS agilizam rotina contábil

Para contadores e empresas, a implementação das APIs gratuitas da CBS representa uma oportunidade de automatizar processos tributários, reduzindo o tempo gasto em lançamentos manuais e conferências de dados. A fase piloto permitirá que os profissionais testem integrações diretas entre seus sistemas e o da Receita, antecipando ajustes e processos antes da entrada em operação definitiva do novo tributo.

A unificação de PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por meio da CBS e do IBS também traz impactos estratégicos para os escritórios de contabilidade. Com alíquotas uniformes e maior previsibilidade no cálculo de tributos, será possível planejar operações fiscais e financeiras com mais precisão, fortalecendo a atuação consultiva dos contadores junto aos clientes.

Além de aumentar a produtividade, a iniciativa aproxima o Brasil dos princípios da Administração Tributária 3.0, promovendo um modelo de relacionamento mais colaborativo e transparente entre o Fisco e os contribuintes. 

Escritórios contábeis que adotarem a tecnologia desde o início poderão se posicionar de forma competitiva, oferecendo soluções automatizadas e seguras que agregam valor à gestão fiscal das empresas.

Com informações adaptadas do Convergência Digital

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade