O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira já está em andamento desde sábado (1º) e segue até o dia 30 de novembro. A ação é promovida em parceria pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil (BCB), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país, com o objetivo de ajudar consumidores a regularizar dívidas bancárias e restabelecer o equilíbrio financeiro.
Mais de 160 instituições financeiras participam da iniciativa, que além de promover condições facilitadas para quitação de débitos, também incentiva a educação financeira e o consumo responsável de crédito.
Durante o período da campanha, os bancos participantes podem oferecer descontos sobre o valor total da dívida, redução de juros ou condições de parcelamento diferenciadas, conforme as políticas de crédito de cada instituição.
Podem ser renegociados débitos de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contraídas em bancos e instituições financeiras, desde que não envolvam bens dados em garantia nem estejam prescritos.
Todas as informações sobre o mutirão, incluindo a lista completa das instituições participantes e os canais oficiais de negociação, estão disponíveis no portal Meu Bolso em Dia, mantido pela Febraban.
As dívidas registradas em instituições financeiras podem ser consultadas pelo sistema Registrato, do Banco Central, que permite ao cidadão acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) — documento que mostra todos os compromissos financeiros ativos e em atraso.
As negociações podem ser realizadas diretamente com o banco credor pelos canais oficiais ou por meio do portal Consumidor.gov.br, sendo necessário possuir conta Prata ou Ouro para acessar o sistema.
“Os bancos estão empenhados em oferecer condições especiais e apoiar a recuperação financeira dos consumidores. A mobilização permite que cada pessoa avalie quanto deve e quanto pode pagar, com base em seu orçamento, além de promover conteúdo educativo de qualidade”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.
O mutirão faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Febraban e o Banco Central, que prevê ações coordenadas para fortalecer a educação financeira e evitar o endividamento de risco no país.
Negociação de dívidas não bancárias
Paralelamente ao mutirão, a Serasa também realiza, no mesmo período, o tradicional Feirão Serasa Limpa Nome, que permite negociar dívidas não bancárias com descontos expressivos. Entre as empresas participantes estão redes de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia e saneamento, universidades e financeiras.
O serviço pode ser acessado digitalmente, pelo site ou aplicativo da Serasa, ou presencialmente, nas agências dos Correios participantes. Para isso, basta procurar o atendimento e solicitar a participação no Serasa Limpa Nome.
Com informações da FEBRABAN Notícias













