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DESCONTOS INDEVIDOS INSS

Aposentados tem só até o dia 14 de novembro para contestar descontos indevidos em benefícios do INSS

Saiba como registrar sua contestação e garantir a devolução de valores descontados indevidamente dos benefícios do INSS.

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INSS alerta: prazo final para contestar descontos indevidos é 14 de novembro

Aposentados tem só até o dia 14 de novembro para contestar descontos indevidos em benefícios do INSS

O Ministério da Previdência Social emitiu um alerta nesta quinta-feira (6) para os aposentados e pensionistas sobre a aproximação do prazo final para contestação dos descontos indevidos nos benefícios do INSS, no dia 14 de novembro.

Desde a abertura do sistema, em maio, 5,9 milhões de contestações já foram registradas por beneficiários que não reconheceram os descontos feitos pelas entidades associativas.

Contestar é o primeiro passo para garantir a devolução dos valores descontados. É simples e pode ser feito por três canais:

  1. Meu INSS (aplicativo ou site): serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
  2. Central 135: ligação gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h;
  3. Correios: mais de 5 mil agências oferecem atendimento assistido e gratuito.

No aplicativo, ao clicar em “Não autorizei o desconto”, o beneficiário registra a contestação, e a entidade tem até 15 dias úteis para responder. Caso não apresente uma resposta, o sistema abre automaticamente a opção para os aposentados e pensionistas fazerem a adesão ao acordo de ressarcimento.

R$ 2,4 bilhões já foram devolvidos

O governo do Brasil já devolveu R$ 2,4 bilhões a 3,6 milhões de aposentados e pensionistas, o que representa 75,3% do total de beneficiários que estão aptos a aderir ao acordo de ressarcimento (4,7 milhões no total). O pagamento é feito diretamente na conta do benefício, com correção pela inflação (IPCA), sem necessidade de ação judicial.

Atenção: o prazo para contestar os descontos termina em 14 de novembro, mas a adesão ao acordo de ressarcimento continuará aberta e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. 

Como aderir ao acordo pelo aplicativo Meu INSS

  1. Acesse com CPF e senha;
  2. Vá em “Consultar Pedidos” → “Cumprir Exigência”;
  3. Role até o último comentário, selecione “Sim” em “Aceito receber” e envie.

Importante: não é possível aderir ao acordo pela Central 135.

Cuidado com os golpes!

  1. O INSS não envia links, SMS ou mensagens com pedido de dados;
  2. Não cobra taxas nem solicita intermediários;
  3. Toda a comunicação é feita pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/inss, pela Central 135 e pelas agências dos Correios.


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