x

SEGURANÇA DIGITAL

Banco Central lançará ferramenta para bloquear abertura de chaves Pix e novas contas em nome de clientes

Nova função do Banco Central permitirá que cidadãos impeçam a criação de chaves Pix em seus nomes, reforçando a segurança contra fraudes financeiras.

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
BC cria ferramenta para que clientes bloqueiem abertura de chaves Pix em seu nome

Banco Central lançará ferramenta para bloquear abertura de chaves Pix e novas contas em nome de clientes

O Banco Central (BC) anunciou o lançamento de uma nova ferramenta que permitirá que os clientes bloqueiem a criação de novas chaves Pix em seus nomes. O recurso, ainda sem data oficial de início, faz parte das medidas de reforço à segurança digital adotadas pela autoridade monetária.

Segundo o chefe-adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Breno Lobo,  a funcionalidade seguirá o mesmo modelo de um novo serviço que será oferecido em dezembro, o qual permitirá que cidadãos informem aos bancos que não desejam abrir novas contas — sejam elas correntes, de poupança ou de pagamento — em seu nome.

Como vai funcionar o bloqueio de novas chaves Pix

A novidade será disponibilizada no Registrato, sistema do BC que reúne informações sobre empréstimos, contas bancárias, chaves Pix, cheques sem fundos e operações de câmbio.

Com o novo recurso, o cliente poderá ativar um bloqueio preventivo, impedindo a criação de novas chaves Pix vinculadas ao seu CPF ou CNPJ. Caso deseje abrir uma conta ou cadastrar uma nova chave, bastará desativar temporariamente o bloqueio no próprio sistema.

Medida reforça combate a fraudes e golpes digitais

A iniciativa tem como objetivo evitar a criação de chaves Pix fraudulentas e, no caso de contas bancárias, impedir a inclusão indevida de titulares em contas conjuntas ou de responsáveis em contas empresariais.

O BC vem intensificando as ações de combate a fraudes no sistema de pagamentos instantâneos. Desde outubro, as instituições financeiras podem bloquear chaves Pix marcadas como utilizadas em golpes, e passaram a disponibilizar um botão de contestação nos aplicativos, que permite aos usuários disputar transações suspeitas sem necessidade de contato humano.

Nos últimos meses, mais de 245 milhões de chaves Pix foram excluídas por bancos e usuários. As exclusões ocorreram, principalmente, por erros de digitação, suspeitas de fraude, falecimento de titulares ou solicitações de clientes.


Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade