x

IBS e CBS

IBS e CBS: o destaque dos novos tributos continua obrigatório para 2026?

Tudo o que você precisa saber sobre a emissão de notas fiscais com os impostos criados pela Reforma Tributária

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

IBS e CBS: o destaque dos novos tributos continua obrigatório para 2026?

IBS e CBS: o destaque dos novos tributos continua obrigatório para 2026?

Na última semana, a publicação de uma Nota Técnica da Reforma Tributária trouxe alívio para muitos ao determinar que a ausência de IBS e CBS nas notas fiscais emitidas em 2026 não acarretará a rejeição dos documentos. Na prática, será possível faturar sem destacar os novos impostos criados pela Reforma Tributária. 

Entretanto, a legislação que determina a obrigação de destacar IBS e CBS em janeiro de 2026 continua plenamente vigente

Afinal, as empresas seguem obrigadas a destacar os novos tributos já no início de 2026?

Entenda as mudanças

A Nota Técnica v. 1.33 alterou o comportamento anteriormente previsto para a geração de notas fiscais eletrônicas: os sistemas de emissão não impedirão o faturamento de notas sem o destaque dos campos relacionados a IBS e CBS. Em outras palavras, empresas que não se adequarem a tempo para a Reforma Tributária não serão penalizadas com a paralisação do faturamento.

Entretanto, o Comunicado Conjunto 01/2025, publicado pela Receita Federal e pelo Comitê Gestor do IBS - órgãos responsáveis pela fiscalização de CBS e IBS, respectivamente - esclarece que a legislação que obriga empresas do lucro real e presumido a destacar os novos tributos em janeiro de 2026 permanece em vigor. 

Na prática, a rejeição de documentos fiscais deixa de ser uma consequência aplicável às empresas que não se adaptarem à Reforma Tributária, mas as outras sanções seguem plenamente válidas

Consequências de não destacar os novos impostos

Não destacar IBS e CBS em 2026, mesmo sendo tecnicamente possível, traz dois problemas graves:

1. Recolhimento obrigatório de IBS e CBS já em 2026

A Lei Complementar 214/2025 estabelece que a dispensa de recolhimento dos novos tributos em 2026 vale apenas para contribuintes que cumprirem as obrigações acessórias, o que abarca o dever de destacar IBS/CBS e informar os códigos CST e cClassTrib corretamente  nas notas fiscais.

Empresas que não destacarem corretamente IBS e CBS nas notas fiscais perdem o benefício da dispensa e serão obrigadas a recolher os tributos já no próximo ano, gerando um impacto de até 1% no caixa.

2. Fiscalização e multas

O descumprimento de obrigações acessórias está sujeito a penalidades legais que estão sendo discutidas no Projeto de Lei Complementar nº 108. A redação atual do projeto prevê multas combinadas para a ausência de destaque de IBS e CBS de 18% do valor da operação. O Projeto de Lei deve ter sua votação concluída pelo Congresso Nacional ainda neste ano, possibilitando a cobrança das referidas multas já no início de 2026. 

Caso o projeto seja rejeitado ou tenha sua votação adiada para o próximo ano, a legislação federal já prevê multas aplicáveis aos impostos administrados pela Receita Federal e que poderão ser aplicadas à CBS independentemente do PLP 108. 

Menos de um mês para revisar milhares de produtos

Destacar IBS e CBS corretamente exige que cada produto e operação seja classificado com 100% de precisão em relação ao Código de Situação Tributária (CST) e ao Código de Classificação Tributária (cClassTrib).

Adequar o cadastro pode significar a reclassificação de dezenas de milhares de itens em menos de 30 dias. Para operações de médio e grande porte, a classificação manual é tecnicamente inviável, especialmente para contadores responsáveis por diversos clientes. Diante da urgência e da complexidade da classificação fiscal em larga escala, a inteligência artificial surge como ferramenta estratégica.

O SOS Reforma é uma IA treinada na LC 214/2025 que tem ajudado milhares de empresas a automatizar a classificação de CST e cClassTrib.

O processo é simples:

  1. Envie um arquivo SPED, um lote de notas fiscais ou uma planilha
  2. Em minutos, receba a classificação completa de todos os itens, com fundamentação jurídica
  3. Revise o relatório e envie ao seu cliente para parametrização do ERP

Plataforma usada e validada por centenas de contadores para classificar milhões de produtos e operações.

Não arrisque a sua credibilidade e nem a regularidade fiscal de seus clientes. Teste gratuitamente e comprove os resultados!

Acesse www.sosreforma.com.br e comprove a classificação de milhares de produtos em minutos.

Use o cupom #CONTÁBEIS10 para 10% de desconto.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade